O Que Significa o Fim do Mundo de Acordo Com a Bíblia?

Se existe um assunto que mexe com o imaginário de milhões de pessoas é o fim do mundo, bem como quando e como esse momento vai acontecer. Por conta disso, uma fonte muito buscada para achar respostas acerca do fim do mundo é a Bíblia.

A Bíblia tem certas explicações sobre o que significa o fim do mundo sob óticas que envolvem questões espirituais, humanas e até mesmo proféticas, sendo uma fonte riquíssima de informações.

Integralmente a Bíblia, em vários de seus livros, trata do assunto “Fim do Tempo”. O livro de Apocalipse é talvez o mais enigmático de todos e o que gera maior curiosidade entre as pessoas. O texto é repleto de figuras de linguagem requerendo do leitor um conhecimento integral de todos os demais textos. Todos os livros se conectam em uma única mensagem.

Estudar o fim do mundo e ler o que a Bíblia ilustra sobre o momento derradeiro do planeta se torna fundamental dada a relevância deste tema, visto que ensinamentos valiosos podem ser extraídos a partir deste entendimento.

Preparamos este artigo com alguns pontos que vão esclarecer o que significa o fim do mundo de acordo com a Bíblia. Faça uma leitura bem atenta dos tópicos a seguir e aproveite o conteúdo.

O que a Bíblia diz a respeito do fim do mundo

Por ser o livro sagrado do cristianismo, a Bíblia serve como um norte para diversas questões do mundo físico e espiritual.

Com relação ao fim do mundo, a Bíblia descreve pontos muito importantes que servem para orientar a humanidade com clareza.

Como será o fim do mundo de acordo com a Bíblia?

A Bíblia nos mostra que o Fim do Mundo é um processo para conclusão e passagem para uma outra condição da humanidade. A primeira coisa que precisamos entender é qual a abrangência deste “Fim”. Ela está limitada ao Planeta Terra ou ao Universo? Este é um ponto muito importante para entendermos o processo como um todo.

Um texto interessante para a compreensão deste “período” na história da humanidade, é a narrativa registrada por Mateus em seu Evangelho – capítulo 24.

“Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.” (Apocalipse 1:7).

Temos vários elementos e variáveis neste processo, que precisam ser estudados e conhecidos para compreender o Todo do contexto.

O fim do mundo trará guerras entre as nações, desastres naturais imensos ao redor do planeta, fome e doenças em quantidades absurdas e a vinda do anticristo para compor este cenário catastrófico.

No texto de Mateus capítulo 24,  analisando mais precisamente a narrativa, vemos que tais catástrofes, desastres, guerras, etc, têm uma chave para diferenciar os momentos desta fase. A chave está vinculada ao motivo que levará o mundo a estas consequências, e esta chave está vinculada quando as ocorrências acontecem por conta do “NOME DE JESUS, o CRISTO” e quando não têm vínculo com esta questão.

Os detalhes sobre este acontecimento MACRO-META-ESCATOLÓGICO é cheio de detalhes e riquezas, e através da investigação dos textos contidos na Bíblia, podemos chegar a uma estrutura de pensamento lógica assim como vemos na matemática. Porém é preciso trabalhar na compreensão do conteúdo existente.

Quando será o fim do mundo de acordo com a Bíblia?

Deus deixa claro que o fim do mundo ocorrerá de fato, mas não se conhece uma data para este grande acontecimento. Ele deverá ser percebido por meio dos acontecimentos e analogias, porém ninguém pode prevê-lo com exatidão. A humanidade receberá inúmeros avisos sobre o fim do mundo, os quais deverão receber uma interpretação atenta, mas para isto é preciso decifrar o código contido nas Escrituras Sagradas do Cristianismo, sem a influência de dogmas e conceitos fundamentalistas. 

“Em minha visão à noite, vi alguém seme­lhante a um filho de homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença. Ele recebeu autoridade, glória e o reino; todos os po­vos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.” (Daniel 7:13, 14).

Ou seja, a Bíblia diz que quando o fim do mundo estiver para acontecer, sinais serão enviados das mais diversas formas para todos nós.

“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24:14).

Uma passagem da Bíblia demonstra ainda mais características sobre quando chegará o momento do fim do mundo: 

“Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.” (2 Timóteo 3:1-5).

Você está gostando do conteúdo até aqui? Então leia este artigo também: Livre-arbítrio: qual o significado e o que a Bíblia diz a respeito

O que a Bíblia diz sobre o que terá depois do fim do mundo?

Na própria Bíblia é possível entender que existirá vida depois do fim do mundo, mas de uma maneira completamente diferente.

Como está dito claramente em Salmo 37:29, “os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre”.

A pergunta que fica para investigarmos é se o texto está tratando do Planeta Terra ou a palavra “terra” é uma figura de linguagem para que ao lermos o texto seja possível fazer algum tipo de associação com conceitos que temos formados em nosso cotidiano.

Será um tempo de colher bons frutos, de morar decentemente e de ter uma linhagem abençoada (Isaías 65:21-23). Além disso, qualquer doença será erradicada e o corpo não será afetado pelo tempo (Jó 33:25 e Isaías 33:24).

Qual o significado do fim do mundo segundo a Bíblia?

Esta é uma pergunta bastante complexa mas possível de ser respondida. Para isto é necessário um estudo muito detalhado de vários textos bíblicos, correlacionando-os dentro de um objetivo comum. Este objetivo está registrado em Gn 1: 26. Neste texto está o imperativo de DEUS para a razão de toda a humanidade e o tudo o que conhecemos. 

O que podemos dizer de forma sintética é que àqueles que estiverem ajustados ao processo descrito em Gn 1:26, herdará a Vida Eterna, porém para aqueles que não estiverem ajustados, o resultado é denominado 2ª Morte.

Este artigo foi útil para você? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe com os seus amigos que vão gostar de saber mais sobre o significado do fim do mundo e o que a Bíblia diz a respeito.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Thélos, produzimos sobre temas da Bíblia, religiosidade, espiritualidade e outros assuntos relacionados.

Sobre nós

Somos uma organização sem fins lucrativos, a serviço da conscientização do Ser Humano sobre o seu valor como indivíduo, diante da Vida.

Publicações recentes

O que dizem as pessoas que estão nessa jornada?

Quer aprofundar os seus estudos e entender o real propósito de sua existência?

Preencha o formulário abaixo e inicie a sua jornada para se tornar um membro da Thélos!