Existe Vida Após a Morte?

Existem muitas opiniões diferentes sobre se existe vida após a morte. Algumas pessoas acreditam que definitivamente existe uma vida após a morte, enquanto outras pensam que é improvável ou mesmo impossível. 

Não há evidências claras de qualquer maneira, então, em última análise, tudo se resume a uma questão de crença pessoal ou a busca por uma compreensão lógica que pode ser analisada de forma mais detalhada.

Existem algumas maneiras diferentes de conceber a vida após a morte, se ela realmente existe. Uma crença comum é que nos reuniremos com nossos entes queridos que já faleceram. 

Outra possibilidade é que simplesmente deixaremos de existir — nossa consciência terminará e não haverá nada. Ou, alguns acreditam que reencarnamos de outra forma.

Seja qual for a maneira como você olha para isso, a ideia de vida após a morte é fascinante. 

É algo que tem sido debatido por filósofos e teólogos por séculos, e provavelmente continuará sendo por muitos anos. No que você acredita?

A questão da morte está intrinsecamente ligada à compreensão da origem da vida. Qual a razão da morte no processo existencial de vida? Para que serve a morte no processo existencial humano?

Temos o conceito das Religiões, baseadas no “Religare”, isto é, estávamos ligados em DEUS, nos desligamos e agora existimos como forma de evoluir para nos religarmos em DEUS novamente.

Em contrapartida, têm o grupo que compreende que o “homem surge espiritualmente primitivo” e através de reencarnações, evoluir-se-á para um estado de LUZ. A morte serviria neste processo de desenvolvimento espiritual.

Seja qual for a linha de pensamento, é preciso investigar o processo com lógica, as diversas Escrituras Sagradas disponíveis para cada forma de pensamento. É um trabalho árduo, mas extremamente relevante para quem busca compreender a vida e a morte.

O que é a vida após a morte?

Existe algo como vida após a morte? Há muita especulação sobre o que acontece com a alma de uma pessoa depois que morremos. 

Alguns acreditam que a alma vai para um lugar específico, como o céu ou inferno. Outros acreditam que a alma renasce em outra pessoa ou animal. E outros ainda acreditam que a alma simplesmente deixa de existir.

Não há uma resposta clara sobre o que acontece com a alma de uma pessoa depois que ela morre. 

Como podemos saber se a vida após a morte existe?

Há muitas maneiras de tentar responder a essa pergunta, mas, ela permanece um mistério. Alguns afirmam ter tido Experiências de Quase Morte (EQM) nas quais dizem que viram uma luz ou se sentiram deixando seu corpo. 

Outros apontam para casos de pessoas que morreram clinicamente por um período de tempo e depois reviveram, relatando que tiveram alguma consciência durante esse período. 

Pesquisas científicas também foram conduzidas sobre esse tópico, mas até agora não há evidências claras de uma forma ou de outra.

Qual é o propósito da vida após a morte?

Essa é uma questão que tem sido debatida por pessoas de muitas culturas e religiões diferentes há séculos. 

Uma crença comum é que a vida após a morte é um lugar onde somos recompensados ou punidos por nossas ações na vida. Isso pode ser visto como uma forma de incentivar o bom comportamento e desencorajar o mau comportamento. 

Outra crença popular é que a vida após a morte é um lugar onde podemos aprender lições com nossos erros e nos tornarmos pessoas melhores. Isso pode nos ajudar a crescer e evoluir como indivíduos e progredir em nossa jornada espiritual.

Quaisquer que sejam suas crenças sobre a vida após a morte, pode ser útil pensar sobre como você gostaria que fosse. Algumas propostas sugerem que você imagine-se em um ambiente tranquilo e bonito, cercado por entes queridos que faleceram, e isto pode ser reconfortante em momentos difíceis. 

Imaginar-se reunindo-se com eles pode lhe dar esperança quando você está sofrendo a perda dos mesmos. 

Como posso me preparar para minha própria morte?

Esta é uma questão muito pertinente e que a grande maioria das pessoas vive o seu lufa-lufa para suprir suas necessidades, ou até a realização de planos mais ousados sobre conquistas pessoais, mas se esquecem sobre qual condição “de ser”, necessária para “morrermos”. É um paradoxo pensar nisto, mas é um excelente exercício “de vida”. Para e pensar:- “Se eu morrer agora, como foi a minha vida existencial?”. Algumas dicas sobre como você pode se preparar para sua própria morte incluem fazer as pazes com seu passado, perdoar pessoas que você acredita que lhe feriram estacionamento em alguma medida, escrever um testamento ou diretiva antecipada, dizer a seus parentes o que você quer para seus arranjos finais e se preparar financeiramente para os custos de fim de vida. 

Em última análise, só você sabe o que é melhor para você quando se trata de se preparar para sua própria morte.

O que devo fazer se estiver sofrendo a morte de um ente querido?

Se você está sofrendo a morte de um ente querido, é importante se permitir sofrer. O luto é um processo que todos experimentam de forma diferente, então não há uma maneira certa ou errada de fazê-lo. 

Algumas pessoas encontram consolo ao falar sobre seu ente querido e compartilhar memórias com outras pessoas, enquanto outras preferem manter sua dor privada. 

Não há uma maneira correta de sofrer, então faça o que achar certo para você. 

Também é importante cuidar de si mesmo durante esse período. 

Certifique-se de fazer refeições saudáveis, dormir o suficiente e se exercitar regularmente. Se você sentir que está lutando para lidar com isso, não hesite em pedir ajuda profissional.

Como posso ajudar alguém que está sofrendo uma perda?

Se você está perto de alguém que está sofrendo uma perda, a melhor coisa que você pode fazer é estar lá para eles. Ouça-os, deixe-os chorar no seu ombro e seja um sistema de apoio. Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer é apenas estar presente. Outras maneiras de ajudar são cozinhar refeições, ajudando com cuidados infantis, apoio para os afazeres diários para não deixar as obrigações se acumularem.

Apenas aliviar a carga deles de qualquer maneira possível pode ser uma grande ajuda. 

Você também pode se oferecer para organizar um serviço memorial ou funeral, se aplicável. 

Finalmente, o check-in periodicamente e muito depois do evento ter passado mostra que você realmente se preocupa com o bem-estar deles e quer ter certeza de que eles estão lidando bem.

O que a Bíblia nos diz sobre isto?

A Bíblia está cheia de referências sobre a vida e a morte. No Antigo Testamento, o rei Salomão escreveu: “Para tudo há uma estação e um tempo para cada assunto debaixo do céu… um tempo para nascer e um tempo para morrer…” (Eclesiastes 3:1-2). Isto indica claramente que vivemos um ciclo existencial finito, com começo, meio e fim.

No Novo Testamento, os registros nos dizem sobre a vida após a morte em várias ocasiões, com a orientação de que todo discípulo que desse crédito aos ensinamentos de JESUS, conquistaria a Vida Eterna (João 3:16). 

JESUS também disse que aqueles que acreditassem nele nunca morreriam (João 11:26). E ele falou de um julgamento futuro quando todas as pessoas serão geradas novas dentre os mortos e receberão a vida eterna ou o castigo eterno (Mateus 25:46).

Porém, qual é a condição de quem morre?

A Bíblia divide o processo pós-morte em algumas fases que precisam ser investigadas e estudadas com muita atenção, mas duas delas podemos pontuar para nos ajudar a ver a beleza e harmonia deste livro tão lido e pouco compreendido.

No livro de Jó 14:10-12, Antigo Testamento, temos a seguinte declaração:-

“Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está ele?

Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota, e fica seco,

Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará nem despertará de seu sono.”

Claramente vemos que enquanto existir UNIVERSO-FORMA, o indivíduo humano que deixou de existir conscientemente, ficará como que em um “sono”, um estado de inconsciência, sem poder ser contatado, ser acordado, etc. Interessante que a origem da palavra cemitério vem do latim coemeterium, que, por sua vez, deriva do termo grego kouméterion, de kaimâo, que significa “eu durmo”.

A 2ª fase da análise está:-  E o que vem depois que não houver mais céus (sol, estrelas, galáxias, etc … hummmmm como assim? Este é um assunto para outro texto)?

Apocalipse 20:6 – “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos”. 

Note que o texto coloca uma “primeira ressureição”. Nós na THÉLOS ASSOCIAÇÃO CULTURAL sugerimos a palavra “nova geração” em substituição ao termo ressurreição. Entendemos que ressurgir é surgir na mesma condição que morremos. Porém “nova geração” têm mais coerência com o texto do Apóstolo Paulo que diz:- “1 Coríntios 15:44 Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual. 45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante. 46 Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal; depois, o espiritual.”

Vemos claramente que “o corpo espiritual” não é uma continuidade do “corpo animal”.

Para finalizar, vemos que a Bíblia abre um espaço para uma 3ª Fase – “a de mil anos de um reinado” – mas isto ficará para você saber em outro momento.

Venha nos conhecer e estudar conosco, de forma sincera e investigativa.

Sobre nós

Somos uma organização sem fins lucrativos, a serviço da conscientização do Ser Humano sobre o seu valor como indivíduo, diante da Vida.

Publicações recentes

O que dizem as pessoas que estão nessa jornada?

Quer aprofundar os seus estudos e entender o real propósito de sua existência?

Preencha o formulário abaixo e inicie a sua jornada para se tornar um membro da Thélos!

Antes de você sair do site...

Que tal conhecer o nosso blog?

Sempre produzimos novos conteúdos e disponibilizamos de forma gratuita para você compreender cada vez mais o real significado da existência humana na Terra! 

Clique no botão abaixo e conheça o nosso Blog!