O Que Jesus Cristo Nos Ensinou Sobre Amor?

Jesus Cristo ensinou uma infinidade de questões ao longo da sua passagem por esta terra, das quais podemos destacar o amor com uma das mais importantes deixadas pelo Filho de Deus, se não for a principal.

A relação de Jesus Cristo com o amor é de muita intimidade, visto que todos os seus atos eram baseados no amor para com o próximo, sem fazer distinção de cor da pele, classe social ou da crença.

A influência do amor de Jesus Cristo ultrapassou épocas, reinados, guerras e todo o tipo de mudanças no nosso mundo, fato que demonstra a relevância do assunto quando percebemos que o amor de Jesus Cristo era puro e verdadeiro.

No artigo de hoje, você vai entender o que Jesus Cristo nos ensinou sobre amor e de que modo isso está presente nas nossas vidas. Leia o texto com atenção e aproveite o conteúdo.

Os ensinamentos de Jesus Cristo sobre amor

Primeiramente Jesus o Cristo de Deus durante a sua existência buscou em suas orações, jejuns, leitura do antigo testamento e obediência a Deus esse amor vertical, o amor que procede do alto que é diferente do amor dos homens que podemos chamar de amor horizontal, um amor que quer algo em troca, só amo quem me ama e assim por diante.
Vamos começar dizendo que Jesus Cristo amou genuinamente a humanidade, mesmo com todos as falhas que foram cometidos pelos homens.

Esse detalhe por si só já explica a magnitude do amor de Jesus Cristo, incomparável com qualquer outro tipo de amor praticado pelas pessoas ao redor do mundo.

Jesus Cristo nasceu e morreu para nos salvar, mas salvar do que, se o mundo só piorou depois da morte dele?
Isso nós iremos entender nos estudos da Thélos. Salvar do que e para que?

Isso é uma prova de amor verdadeiro impossível de ser mensurada, tamanho o sacrifício que ele fez por toda a humanidade.

Existe uma mensagem contida no livro de Mateus 22:37-39 que diz que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

A clareza destas palavras nos direciona a um caminho de deixar os nossos corações abertos para acolher as pessoas à nossa volta que precisam de alguma ajuda, seja ela qual for.

Há também uma orientação deixada por Jesus Cristo em João 13:34, onde ele expressa o seu desejo de que todas as pessoas se amem entre si na mesma medida em que ele mesmo nos amou.

Amar como ele amou essa é a maior expressão de amor, pois ele se preparou a vida inteira para isso sabendo que iria morrer para nos dar condição para ser sermos salvos.

Então, a atitude de amar outra pessoa demonstra muito sobre como é a índole do próprio indivíduo e qual é a sua conduta perante as circunstâncias da vida que se apresentam no cotidiano.

Ter caridade com as pessoas por meio do amor é um forte ensinamento deixado por Jesus Cristo à posteridade. Assim, a pessoa consegue se preencher com um conceito excelente que é capaz de guiá-la nas suas obrigações diárias.

Não deixe de conferir este material também: Afinal, Jesus é Deus? Entenda o que diz a Bíblia

O amor de Jesus Cristo e a sua influência no nosso dia a dia

Sabe quando sentimos uma paz de espírito inexplicável depois de fazer um gesto de bondade para alguém? Isso tem a ver diretamente com o amor que Jesus Cristo nos ensinou.

Você pode até pensar que somente os justos são amados por Jesus Cristo, mas a realidade é que, com base no que está relatado na Bíblia, o Messias amou e continua amando tanto as pessoas boas quanto as ruins.

Obviamente, isso não quer dizer que uma pessoa ruim estará salva apenas porque Jesus Cristo a ama. Na prática, isso só mostra que o Nazareno tem compaixão com todas as pessoas do mundo.

Como o amor de Jesus Cristo se tornou um exemplo a ser seguido tanto para quem crê nos seus ensinamentos, quanto para quem não acredita neles, a sua influência pode ser vista até hoje em todos os cantos do planeta.

Quando se segue os ensinamentos de Jesus Cristo e se pratica o amor ao próximo diariamente, a tendência é que a pessoa esteja em paz consigo mesma e com a vida que possui.

Logo, para estar completo e ter uma vida plena, o melhor caminho é praticar mais o amor ao longo dos anos como um exercício de fortalecimento da fé.

Praticando o amor ao próximo assim como Jesus Cristo

É válido frisar que praticar o amor ao próximo é uma das atitudes mais louváveis que alguém pode fazer na vida.

Jesus Cristo quer que todos amem uns aos outros assim como ele fazia e essa ideia é capaz de mudar o mundo.

Confira algumas formas para praticar o amor ao próximo conforme Jesus Cristo também fazia.

Respeite as diferenças
Cada ser vivo é único e possui características próprias que precisam ser aceitas com o máximo de respeito possível.

Não dá para desrespeitar uma pessoa por ser ela mesma e ao mesmo tempo praticar o amor ao próximo.

Gentileza gera gentileza
A cada nova ação gentil praticada para alguém, a gentileza será retribuída e altas doses de amor vão aparecer.

Isso é uma consequência natural e reconhecida por milhares de pessoas: gentileza gera gentileza, que traz melhorias na sociedade e assim por diante.

Doe o seu tempo para causas em que acredita
Muitos projetos sociais e ações de conscientização só ocorrem porque as pessoas acreditam nestas causas com todo o seu amor.

Isso é tão real que é comum vermos pessoas fazendo trabalhos voluntários em igrejas, ONGs, instituições de caridade e afins.

Essa doação do próprio tempo se transforma em ajuda para quem mais precisa de um amparo para seguir com a própria vida.

Leve o amor por onde for
Quem cultiva o amor e carrega este sentimento como um lema para a sua existência é um notável semeador de coisas boas.

O amor é um sentimento poderoso o suficiente para mudar radicalmente a vida de alguém, então ele precisa ser propagado por onde que exista vida.

O conteúdo foi útil para você? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam saber o que Jesus Cristo nos ensinou sobre amor.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Thélos, produzimos sobre Jesus Cristo, Bíblia e outros assuntos relacionados.

Sobre nós

Somos uma organização sem fins lucrativos, a serviço da conscientização do Ser Humano sobre o seu valor como indivíduo, diante da Vida.

Publicações recentes

O que dizem as pessoas que estão nessa jornada?

Quer aprofundar os seus estudos e entender o real propósito de sua existência?

Preencha o formulário abaixo e inicie a sua jornada para se tornar um membro da Thélos!