A Visão do Fim do Mundo na Teologia Cristã

A visão do fim dos tempos na teologia cristã é um tema de grande importância e que sempre tem bastante interesse por parte dos seguidores desta religião ao redor do mundo.

Afinal, esta é uma área de estudo que gera reflexões profundas sobre o destino da humanidade e o papel de DEUS na conclusão da história terrena.

No artigo de hoje, você vai conhecer a visão do fim dos tempos na teologia cristã. Leia todos os tópicos com bastante atenção e anote os trechos que você julgar mais importantes.

A escatologia cristã: uma introdução

A escatologia cristã é o ramo da teologia que trata dos últimos eventos da história, o que inclui a morte, juízo final, destino eterno e a volta de JESUS, o CRISTO.

É uma área de estudo que desperta curiosidade e debate entre os teólogos e cristãos, pois envolve interpretações diversas das profecias bíblicas.

Na Bíblia, encontramos diversas passagens que falam sobre o fim dos tempos e o julgamento final.

Um exemplo marcante é encontrado em Mateus 24:36, onde o SENHOR JESUS declara: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai”.

Essa passagem ressalta a incerteza em relação ao momento exato do Fim dos Tempos, e incentiva os cristãos a estarem sempre preparados para esse evento crucial.

Outra passagem relevante é encontrada em Apocalipse 21:1-4, onde João descreve uma visão dos novos céus e nova terra, onde não haverá mais dor, morte ou sofrimento. É importante compreender que na Profecia de João, o Apóstolo do coração, ele não está falando mais do contexto existencial de Tempo-Espaço, como uma nova região contida no Universo-Forma, mas sim está falando de algo metafísico.

A promessa de um novo começo é uma fonte de esperança e consolo para os cristãos, que aguardam com fé a consumação final de todas as coisas.

As diferentes perspectivas sobre o fim dos tempos

Dentro da teologia cristã, existem diversas perspectivas em relação ao fim dos tempos. Uma delas é o pré-milenismo, que ensina que JESUS, o CRISTO, vai retornar depois da tribulação de sete anos para estabelecer Seu reino na Terra por mil anos.

Essa visão é baseada em interpretações literais de passagens proféticas, como encontradas em Apocalipse 20:1-6, que falam sobre o reinado de mil anos de Cristo.

Por outro lado, o pós-milenismo sustenta que a segunda vinda do SENHOR JESUS vai ocorrer após um período de paz e prosperidade trazido pelo Evangelho pregado em todo o planeta.

Segundo essa visão, a humanidade vai experimentar uma era de progresso espiritual e moral antes da volta de JESUS, o CRISTO, para julgar o mundo.

Finalmente, o amilenismo ensina que o milênio descrito em Apocalipse 20 é simbólico e representa o período entre a primeira e a segunda vinda do SENHOR JESUS.

De acordo com essa perspectiva, o reinado de JESUS, o CRISTO, já está em vigor espiritualmente na vida dos cristãos, e Sua volta vai trazer o fim definitivo do mal e o estabelecimento do novo céu e da nova Terra.

O chamado à esperança e preparação

Independentemente da interpretação específica sobre o fim dos tempos, a mensagem central da teologia cristã é de esperança e preparação.

Os cristãos são chamados a viverem vidas em consagração e piedosas e aguardarem com expectativa a volta gloriosa de JESUS, o CRISTO.

Como é dito em 1 Tessalonicenses 5:6, os cristão devem estar “vigilantes e sóbrios”, prontos para o grande dia do Senhor.

Além disso, a visão do fim dos tempos na teologia cristã também tem uma ênfase na missão evangelística.

Isso porque os cristãos são encorajados a compartilharem o evangelho com o mundo, para que mais pessoas possam conhecer a salvação no SENHOR JESUS e estar preparadas para o julgamento final.

Essa responsabilidade é ressaltada em Mateus 28:19-20, onde JESUS, o CRISTO, comissionou Seus discípulos a fazerem discípulos de todas as nações.

Confira este artigo também: Ansiedade na Vida Moderna: Perspectivas Bíblicas e Estratégias de Enfrentamento

A necessidade de compreender e viver a esperança cristã

A compreensão da visão do fim dos tempos na teologia cristã é uma necessidade vital para a vida espiritual e prática dos cirstãos.

Ela oferece uma perspectiva transcendente que nos lembra da soberania de DEUS sobre o curso da história e nos motiva a vivermos de modo significativo e intencional em meio às incertezas do presente.

Ao contemplarmos a realidade do fim dos tempos, somos confrontados com a brevidade da vida terrena e a urgência de vivermos de acordo com os valores do Reino de DEUS.

Como JESUS, o CRISTO, ensinou em Lucas 12:40, devemos estar sempre prontos, pois Ele virá em uma hora que não esperamos.

A consciência da iminência da volta do SENHOR JESUS nos faz viver vidas santas e comprometidas com a vontade do Altíssimo.

Aliás, a visão do fim dos tempos na teologia cristã oferece consolo e esperança em meio às tribulações e dificuldades do cotidiano.

Como Paulo escreve em 1 Tessalonicenses 4:13-18, os cristãos têm a certeza da ressurreição dos mortos e do reencontro com os amados na presença de JESUS, o CRISTO.

A partir desta promessa da vida eterna, somos fortalecidos e encorajados a enfrentar os desafios com fé e perseverança.

A promessa da redenção final

Por fim, a visão do fim dos tempos na teologia cristã aponta claramente para a consumação final de todas as coisas em JESUS, o CRISTO.

Apesar das incertezas e tumultos deste mundo, temos a noção de que um dia o mal será derrotado, a justiça vai prevalecer e DEUS será glorificado em toda a Terra.

Conforme descrito em Apocalipse 22:20, “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: ‘Sim, venho em breve!’. Amém. Vem, SENHOR JESUS!”.

A ideia da redenção final nos enche de esperança e nos capacita a perseverar na fé, mesmo diante das dificuldades e perseguições que enfrentamos.

Que essa visão do fim dos tempos nos inspire a viver com coragem, fé e esperança para aguardar com alegria o retorno glorioso de nosso Senhor e Salvador JESUS, o CRISTO.

É importante ressaltar que muitas religiões em toda a humanidade como o hinduísmo, islamismo, textos sagrados dos egípicios, filosofias dos pensadores clássicos, fizeram suas inferências sobre o assunto de forma divergente da teologia cristã.

Nós na Thélos, através da lente do Paradigma de Propósito-Plano, compreendemos relativamente diferente da compreensão cristã. Ainda que a utilização da Bíblia seja algo em comum, compreendemos o Fim do Tempo como um processo estabelecido por DEUS para o início de uma nova etapa dentro da mesma proposição declarada para a humanidade e registrada em Gn 1: 26. O Fim do Tempo é a total descreação do Universo-Forma, o Tempo-Espaço conhecido pela Ciência, com a extinção de toda a manifestação de DEUS em Frequência de Unidade-Imperfeição em comportamento de Universo-Forma.

Esta singularidade está conectada em outras etapas que deverão acontecer para que todo o processo de geração de seres em imagem e semelhança de DEUS possa acontecer definitivamente e em atemporalidade. 

Porém isto é assunto para outro conteúdo específico, ou você está convidado a participar dos nossos estudos que são inteiramente gratuitos.

Use os cursos da Thélos para aprender mais sobre a Visão de Propósito-Plano contida na Bíblia. 

A Thélos Associação Cultural Crística possui cursos divididos em módulos de estudos ministrados por instrutores e monitores treinados que abordam questões da teologia cristã e vários outros tópicos.

Você pode conhecer todos os detalhes sobre os cursos ao clicar aqui, preencher o formulário e entrar em contato com a Thélos para fazer sua pré-matrícula.

O conteúdo foi útil para você? Conte a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de conhecer a visão do fim dos tempos na teologia cristã.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Thélos, elaboramos sobre fim dos tempos, religiosidade, espiritualidade e outros assuntos relacionados.

Sobre nós

Somos uma organização sem fins lucrativos, a serviço da conscientização do Ser Humano sobre o seu valor como indivíduo, diante da Vida.

Publicações recentes

O que dizem as pessoas que estão nessa jornada?

Quer aprofundar os seus estudos e entender o real propósito de sua existência?

Preencha o formulário abaixo e inicie a sua jornada para se tornar um membro da Thélos!