A Jornada Espiritual como Preparação para o Fim do Mundo

A jornada de cunho essencial (espiritual) é um caminho profundo de autoconhecimento e crescimento nas 4 Faculdades Fisico-Mental-Emocional-Essencial (crescimento interior) que nos ajuda a superar os desafios da vida e também serve como preparação para o que muitos temem: o fim do mundo.

Embora o conceito de fim do mundo possa estar relacionado a imagens apocalípticas, o fato é que a jornada essencial (espiritual) nos equipa para enfrentar turbulências.

No artigo de hoje, você vai saber mais sobre este tipo de jornada como preparação para o fim do mundo. Faça uma boa leitura e aproveite o conteúdo.

Entenda melhor a jornada essencial (espiritual)

A jornada essencial (espiritual) é uma busca por nós mesmos (busca interna) que nos leva a compreender quem somos e qual o propósito para a nossa existência. Será que há um propósito individual ou há um propósito coletivo para a raça humana. Este desenvolvimento qualitativo envolve práticas como meditação, reflexão, oração e autodescoberta.

Ao nos conectarmos conosco e também com toda esta ordem universal, ganhamos clareza sobre nossos valores, crenças e objetivos. Isso nos torna mais fortes emocional e mentalmente, além de nos preparar para encarar diversos desafios, como o fim do mundo. Mas é preciso como primeira ação, compreender esta questão sobre o fim do mundo. Do que realmente se trata esta singularidade pela qual nosso planeta certamente irá passar? E será que há uma razão matemática, planejada, calculada para que isto aconteça ou é mera circunstância do acaso? Esta ocorrência faz parte de um processo maior ou simplesmente acontecerá sem qualquer ligação com um plano? DEUS têm alguma correlação com este evento singular?

Considerando as práticas necessárias para estabelecermos a conexão intuitiva, a meditação é uma ferramenta que deve ser aplicada na jornada essencial (espiritual) que silencia o ruído exterior e sintoniza nossa atenção para para as nossas 4 Faculdades (nossa individualidade) e nós com o TODO. Esse período de introspecção nos ajuda a ganhar perspectiva sobre nossas vidas, nossos relacionamentos e nosso lugar no mundo, bem como intuir o “Pensamento do Creador”.

A reflexão é outra prática essencial na jornada. Ela inclui a análise cuidadosa de nossas experiências para buscar lições e ideias que possam contribuir para o nosso crescimento pessoal.

A oração, em muitas tradições espirituais, é uma forma de comunicação com uma força superior ou divina que oferece conforto e orientação em tempos difíceis. Através da oração, buscamos força e coragem para vencer as adversidades que ameaçam nosso equilíbrio na relação entre as nossas 4 Faculdades.

Preparação Nas 4 Faculdades (espiritual)

A preparação nas 4 Faculdades (Fisico-Mental-Emocional-Essencial) tem relação com o desenvolvimento de habilidades e qualidades que nos auxiliam a lidar com a incerteza. Com a jornada essencial (espiritual), é possível aceitar as mudanças e encontrar o equilíbrio, independentemente das circunstâncias.

Dessa forma, ficamos mais resistentes às adversidades deste tempo presente, o que é importante quando se trata de enfrentar eventos potencialmente perturbadores, como desastres naturais, conflitos ou crises globais.

O fim do mundo

A expressão “fim do mundo” ou Fim do Tempo, pode ser interpretada de várias maneiras: desastres naturais, mudanças climáticas, guerras ou eventos apocalípticos.

Seja qual for a aplicação, a jornada essencial (espiritual) é vantajosa para passar por essas ameaças com muito mais tranquilidade e equilíbrio, já que ela nos ensina a viver o momento presente e a manter a esperança (expectativa), mesmo em tempos difíceis.

Essa capacidade de viver no presente evita a ansiedade excessiva em relação ao futuro e cultiva uma sensação de equilíbrio.

Na Bíblia, por exemplo, encontramos passagens que descrevem eventos apocalípticos no Livro do Apocalipse. O Apocalipse fala de desastres naturais, conflitos e o julgamento divino, mas também enfatiza a importância da fé e da perseverança.

É um livro cheio de símbolos, metáforas, figuras de linguagem, e possui conexões com profecias descritas nos livros do Antigo Testamento.

É um lembrete de que, mesmo em tempos de grande tribulação, a espiritualidade é uma bússola interna para a serenidade e a crença em algo maior.

Uma passagem interessante está em Apocalipse 21:5: “Aquele que estava assentado no trono disse: ‘Estou fazendo novas todas as coisas!’ E acrescentou: ‘Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança’”. Ou seja, mesmo com o fim do mundo, devemos compreender que há salvação nos planos de DEUS, mas também é necessário analisar se não existe condicionais para obter esta possível salvação. Será que é uma condição automática para todo ser humano? Se não for, será que nos é pedido para realizar algo que nos qualifique para obter a tal salvação?

A história tem muito a nos ensinar

A história está repleta de eventos que moldaram o destino da humanidade, alguns dos quais pareciam representar o fim do mundo para as pessoas da época.

Será que na jornada essencial (espiritual), temos alguma chance de aprender com o passado para não repetir os mesmos erros e criar um futuro mais resiliente, ou este evento é uma condição “sine qua non”, “programada” em algum “algoritmo de DEUS”?

Confira este artigo também: Por Que a Bíblia Continua Sendo Relevante Hoje?

Conexão com a comunidade

Parte importante desta jornada é a conexão com a comunidade. Quando buscamos o crescimento em nossas 4 Faculdades, muitas vezes encontramos apoio em grupos ou congregações que compartilham nossos valores e crenças.

Essa conexão com a comunidade é valiosa, pois nos ajuda a construir relacionamentos significativos e a oferecer e receber apoio nos momentos difíceis.

Essa rede de apoio é um excelente recurso em tempos de crise, quando a solidariedade e a cooperação são indispensáveis para solucionar desafios em escala global.

Esperança e propósito

A jornada essencial qualitativa (espiritual) também nos faz ter esperança e propósito em nossas vidas, sejam quais forem as situações encontradas no dia a dia. Como já falamos, é importante nos perguntarmos se DEUS têm um propósito para mim, ou se eu tenho que me adequar a um propósito estabelecido por DEUS para a humanidade.

Encontrar um propósito mais profundo e significado em nossa existência nos dá a motivação para enfrentar o fim do mundo com coragem.

Compreender se há um objetivo para a existência humana, é um farol que nos guia através das tempestades e a espiritualidade nos lembra do propósito de seguir em frente mesmo com vários obstáculos no caminho.

Respeito e compreensão

Outro ponto interessante é que a jornada nos mostra a importância do respeito e compreensão em nossas interações com os outros, questões fundamentais para lidar com os desafios que possam surgir no mundo.

O respeito pelas diferentes crenças e perspectivas constrói relacionamentos sólidos e  promove a paz, mesmo quando há algum conflito. 

Desse modo, a vida com esta conexão qualitativa essencial, reforça que somos todos parte de uma mesma humanidade e que a cooperação é benéfica para passar pelo fim do mundo com positividade.

Amplie sua jornada Essencial (espiritual) com a Thélos

Na Thélos Associação Cultural Crística, você tem a possibilidade de melhorar sua jornada com diversos conteúdos em seus cursos que abordam o PROPÓSITO-PLANO de DEUS.

São vários os assuntos que vão ampliar seu olhar sobre como realizar a sua jornada e entender o fim do mundo.

Clique aqui, faça a sua pré-matrícula e comece uma nova jornada espiritual na direção do conhecimento e da reflexão sobre si mesmo.

O conteúdo foi útil para você? Conte a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de saber mais sobre a jornada espiritual como preparação para o fim do mundo.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Thélos, elaboramos sobre jornada espiritual, fim do mundo, religiosidade, espiritualidade e outros assuntos relacionados.

Sobre nós

Somos uma organização sem fins lucrativos, a serviço da conscientização do Ser Humano sobre o seu valor como indivíduo, diante da Vida.

Publicações recentes

O que dizem as pessoas que estão nessa jornada?

Quer aprofundar os seus estudos e entender o real propósito de sua existência?

Preencha o formulário abaixo e inicie a sua jornada para se tornar um membro da Thélos!

Antes de você sair do site...

Que tal conhecer o nosso blog?

Sempre produzimos novos conteúdos e disponibilizamos de forma gratuita para você compreender cada vez mais o real significado da existência humana na Terra! 

Clique no botão abaixo e conheça o nosso Blog!