É provável que você, em algum momento da vida, tenha se perguntado sobre quais são os benefícios da espiritualidade. Estudar esse assunto com afinco pode ajudar — e muito — na saúde da mente e do corpo, que são diretamente impactados pela espiritualidade.
Responda para si mesmo: como você acha que a sua espiritualidade está? A avaliação é positiva ou negativa? Faz muito tempo que você não busca por temas relacionados à espiritualidade? E qual a sua percepção sobre o assunto?
Nesse artigo, vamos esclarecer esses pontos para que você conheça o que é a espiritualidade e quais os benefícios dela para a saúde da mente e do corpo. Esperamos que você aproveite a leitura.
O que é a espiritualidade?
A espiritualidade é a expressão de crenças e valores do indivíduo na busca por uma conexão que transcende a experiência humana. Ou seja, a pessoa precisa desenvolver um significado para a vida e procura por isso em algo que possa considerar sagrado: família, trabalho, religião, amigos é possível perceber a espiritualidade em ações práticas como o amor, a compaixão, a felicidade, a harmonia, dentre outras.
Entendemos que é um conceito abstrato, já que envolve sentimentos e crenças. Contudo, o importante é que cada um busque pela espiritualidade que lhe convém e da forma que consiga desenvolvê-la ativamente.
Leia mais: Como Desenvolver a Espiritualidade em 4 Passos
Benefícios para a saúde da mente e do corpo
A espiritualidade faz parte da vida do ser humano e está ligada, intrinsecamente, ao equilíbrio da saúde da mente e do corpo do indivíduo. Ela engloba o físico, emocional, mente e a sociabilidade. Vários estudos surgem ano após ano e abordam os benefícios relacionados ao bom desenvolvimento da espiritualidade. Vamos a alguns deles:
Redução do estresse, ansiedade e depressão
Ter uma espiritualidade constantemente nutrida ajuda diretamente na redução dos níveis de estresse, da ansiedade e da depressão do ser humano.
Essas três doenças afetam milhares de pessoas pelo mundo inteiro, que clamam por uma melhora no seu comportamento cotidiano. As irritações e aborrecimentos se tornam mais comuns do que deveriam, fator que traz ainda mais preocupações.
Mas, uma vez estabelecida a conexão com o sagrado, as angústias e dúvidas da pessoa diminuem e o comportamento volta ao equilíbrio.
O ser humano mesmo equilibrado no emocional, na família, com boa saúde e vida financeira abundante, mesmo assim sente um vazio que nada disso o preenche, por isso muitos famosos, jovens, ricos se suicidam, e depois ficamos sabendo que essas pessoas aparentemente tinha uma vida desejada por muitos, mas faltava algo que o dinheiro não comprava, a fama não preenche e nem a família, era algo nele, dentro dele, em sua natureza que estava precisando ser preenchido. A espiritualidade que faz parte das nossas faculdades corretamente conectada a Fonte, gera em nós o amor, que gera paz, que gera vida.
Melhor qualidade de vida
Já notou que uma pessoa espiritualmente elevada costuma ver a vida com outros olhos? Pois é, a verdade é que essa leveza do ser é um ponto crucial para viver de bem com a vida e com mais qualidade. Até mesmo em situações adversas, a espiritualidade é uma grande aliada.
É bastante comum que se busque um alicerce para consolar as dificuldades que surgem, e é aí que entra a espiritualidade em sua forma mais preciosa.
A espiritualidade atua energicamente em pessoas que possuam doenças graves, desde que acreditem nessa força espiritual. Os tratamentos e cuidados apresentam uma melhora expressiva quando a pessoa se agarra naquilo que acredita, no que a faz bem, no que pode apresentar um milagre.
Compreendendo a realidade dos fatos, o indivíduo pode exercer a sua crença da melhor maneira possível e viver com uma qualidade de vida superior.
Aumento da expectativa de vida
A vida tende a ser mais longa quando a pessoa aprimora a espiritualidade dia após dia. O corpo se beneficia quando se encara a vida com mais tranquilidade, evitando o surgimento de doenças.
As doenças degenerativas, como por exemplo o Alzheimer, podem ser melhor enfrentadas com a espiritualidade, já que se agarrar ao lado positivo da vida é fator determinante para que o corpo e a mente trabalhem em união.
Diminuição do uso de substâncias ilícitas
Vamos pensar juntos o seguinte: se uma pessoa se preencher com a espiritualidade, estará completa por dentro, certo?
Um espaço vazio poderia ser preenchido com diversos tipos de drogas que trariam uma falsa sensação de satisfação.
É bem verdade que se essa parte for ocupada com a espiritualidade, não haverá a necessidade de buscar substâncias ilícitas para suprir uma falta.
Menos tentativas de suicídio
A dor que uma pessoa sente e que, por estar cega, acha que a morte é a solução, pode sim ser resolvida. A resposta para a questão é a espiritualidade.
É importantíssimo, nesse caso, que exista um entendimento sobre o valor da vida e de que sempre há uma resolução para os problemas.
Procurar ajuda é extremamente necessário, mas essa ajuda também precisa englobar o lado espiritual. A natureza carnal e o espiritualidade precisam estar em harmonia plena, colaborando para uma vivência estável e sem pensamentos contra a própria vida.
Maior resiliência
Quando um desafio se monta sobre a nossa frente, precisamos ter resiliência. A lucidez para se adaptar com os problemas e enfrentá-los com calma será muito melhor aplicada se houver a espiritualidade envolvida.
A paz é um traço da espiritualidade, então também deve ser considerada na resiliência. É preciso ponderar sobre as situações com a lente da resiliência potencializada com a espiritualidade.
Socialização melhorada
É notável quando um grupo de pessoas se reúne para socializar com pacificidade e isso se reflete em ensinamentos, compreensões e em uma troca verdadeira e sincera.
O indivíduo, quando está convicto de suas crenças, é direcionado para uma vida mais estável em comparação a quem não tem certeza sobre a própria vida.
A espiritualidade, quando aplicada conscientemente na socialização com demais pessoas, favorece o crescimento espiritual em conjunto.
A espiritualidade tem contribuições significativas na nossa vida
Como vimos ao longo deste artigo, são vários os benefícios que a espiritualidade pode trazer para a pessoa, tanto fisicamente, emocionalmente e mentalmente.
Nós recomendamos fortemente que você aumente a sua espiritualidade para usufruir de uma vida melhor e para se conectar com o lado espiritual que está sempre de portas abertas, trazendo um significado claro para a nossa existência. A espiritualidade não está fora de nós e nem é um Gasparzinho, mas é algo próprio da nossa natureza humana, não há uma separação do nosso corpo, não conhecemos ninguém que não tem espiritualidade, já pensou em uma pessoa com físico, mental, emocional sem espiritualidade, rs.
Por isso a necessidade de ser desenvolvida, pois o contrário atrofia e gera problemas.
Se você se interessou pelo assunto e quer entender ainda mais, clique aqui e conheça os nossos cursos. São diversas opções que você pode escolher e que te trarão mais conhecimento também sobre a espiritualidade.