Ter uma fé bem desenvolvida é o desejo de milhões de pessoas ao redor do mundo que entendem a sua importância e tentam melhorá-la de alguma forma, principalmente quando surgem tempos difíceis na vida.
Tempos difíceis costumam moldar as pessoas para serem mais fortes, lidando com os problemas de frente e não fugindo deles. Isso ajuda a crescer, desde que a pessoa esteja disposta e tenha fé de verdade.
Mas quando alguém não tem uma fé bem desenvolvida e passa por um momento de tensão na vida, a tendência é que o enfrentamento dos problemas não seja tão enérgico quanto deveria.
A vida não é constante e possui altos e baixos, ajustes de rota e reinícios. É justamente por este motivo que o desenvolvimento da fé deve ser contínuo, contribuindo para que a pessoa consiga lidar bem com as situações adversas.
No artigo de hoje, você vai saber como desenvolver a fé em tempos difíceis para não parar quando as dificuldades surgirem no caminho. Esperamos que as nossas dicas possam te ajudar e que você aproveite a leitura.
Os caminhos para desenvolver a fé
Desenvolver a própria fé é um gesto de autocuidado muito forte, tendo em vista que aprimorar as questões pessoais ajuda a crescer como indivíduo e ter firmeza para viver a vida com ela é.
Para desenvolver a fé, existem alguns caminhos que podem ser trilhados e nós listamos alguns deles logo abaixo.
O medo não pode te impedir de viver a vida
Se há uma certeza na vida é que os problemas vão chegar, cedo ou tarde. Nestes tempos difíceis, você precisa ter autoconfiança para que o medo não te pare e te impeça de viver a vida.
Neste caso, a fé está intimamente relacionada com ser confiante, porque o fato de afastar os problemas da cabeça pressupõe que virão dias melhores, ainda mais quando ela se apoia em Deus e na sua palavra.
Seguir adiante é sempre a melhor opção, olhando para a solução que está mais adiante e que será capaz de acabar com o medo.
Encontre estímulos e renove as suas forças
Outra questão importante para desenvolver a sua fé é encontrar áreas da vida que estimule você a renovar as suas forças, se preenchendo de certezas e não de dúvidas.
O sofrimento é inevitável em tempos difíceis, mas pode ser resolvido com a força que todos nós temos dentro de nós, mas que nem sempre enxergamos.
Ter fé é uma ação de ter força por si só, pois ficamos absolutamente confiantes de que os desafios superados nos ajudarão a ser mais fortes.
Para encontrar esses estímulos e ter mais força, você pode tentar a leitura da Bíblia, ouvir louvores que exaltam a Deus, conversar com familiares e amigos, se conectar com a natureza, dentre outros exemplos.
Três tipos de fé que normalmente usamos:
A fé Subjetiva – Todos tem essa fé, não precisa de esforço porque é natural. Um exemplo dessa fé é quando alguém fala: Em determinado lugar estão fazendo milagres, a maioria das pessoas que estão sofrendo naquele momento vão querer ir até lá para conhecer.
Não há questionamento da fonte do milagre e se confronta a sua religião, vai do mesmo jeito, se todos estão indo eu também vou.
Fé condicionado – Essa pessoa é conduzida por alguém, ela depende de alguém para ficar firme na fé, se essa pessoa é abandonada, a fé desfalece, ela precisa ser animada sempre, alguém sempre a puxando, ou seja, existe uma dependência de terceiros.
Fé Objetiva – Ao contrário da fé natural, ela vai contra a boiada, estão todos dizendo que não tem jeito, que não vai dar certo, ela diz: Eu sei que vou conseguir, não sei quando e como, mas vou conseguir. No íntimo a pessoa tem a certeza mesmo que as circunstâncias a contrariem. Essa fé não precisa de um terceiro para a guiar a vida inteira, ela vai direto a fonte e autor da fé. É uma fé viva, vertical e inteligente, porque ela transcende o tempo e o espaço.
Viva porque procede da Vida Infinita
Vertical porque vem do alto e não da horizontalidade terrena.
Inteligente porque usamos a sabedoria para acioná-la.
Quanto mais prático essa fé mais confiança tenho, é como um músculo que precisa ser exercitada sempre.
Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Hebreus 11:1
Tenha mais sensibilidade para olhar ao seu redor
Ser sensível com o que está à sua volta vai te ajudar a desenvolver a sua fé, porque não é tão simples entender os motivos para os tempos difíceis estarem existindo, então é necessário refletir e olhar ao redor para buscar as respostas.
Coisas ruins podem acontecer sem que você tenha qualquer tipo de controle sobre elas e com o intuito de nos tornar pessoas melhores.
Então, nada melhor do que você ter um olhar mais sensível com relação ao mundo e às questões espirituais para conseguir ter uma fé desenvolvida de maneira assertiva.
Entenda o valor das coisas e as valorize
Esse assunto está bastante relacionado ao tópico anterior porque o entendimento do valor das coisas parte de dentro para fora, em uma ação de perceber o que é precioso na vida.
Comece a valorizar as coisas, as situações e as pessoas que estão perto de você para conseguir mais fé para si mesmo, pois é nesta prática que reafirmamos a nossa fé naquilo que tem valor.
Por isso mesmo, seja grato a Deus por mais um dia, pela sua saúde, pela sua família e pela nova oportunidade de viver, enxergar valor e valorizar a vida.
Leia mais: 5 Hábitos Para Desenvolver a Espiritualidade
Positividade sempre na cabeça
A positividade anda lado a lado com a fé e é capaz de transformar os tempos difíceis em fases que podem ser superadas.
Com mais positividade na cabeça, somos capazes de tomar atitudes mais lúcidas na vida e desenvolver a fé em tempos difíceis.
Os pensamentos ficam mais organizados na nossa mente quando estamos priorizando motivos positivos para seguir adiante mesmo com os obstáculos que se apresentam no caminho.
Crie o hábito de acreditar mais
Desenvolver a fé em tempos difíceis tem relação estreita com o hábito de acreditar mais que há uma luz no fim do túnel. Sim, por mais difícil que a tribulação seja para você, ela vai passar.
Criar esse hábito de crer aumenta a sua fé e te ajuda a ter a sensação de que os momentos ruins darão lugar para momentos de alegria.
Tenha calma frente aos problemas
A tranquilidade e a calma podem acelerar o desenvolvimento da fé em tempos difíceis ao perceber os problemas e agir com consciência para resolver todos eles.
Todos nós estamos sujeitos a ter dias ruins, mas quem desenvolve a fé com o passar do tempo tem mais chances de mudar essa realidade para melhor.
Ore com sinceridade e conversando com Jesus
Orar é uma espécie de diálogo direto com Deus através do seu Filho Jesus e ter esse canal de comunicação aberto com Deus traz benefícios para desenvolver a fé em tempos difíceis.
Nas orações você deve mostrar extrema sinceridade sobre o que você está sentindo e o que deseja melhorar com a ajuda de Deus.
Deus sempre está disposto a ouvir e ajudar as pessoas da melhor maneira possível. Portanto, converse abertamente e sem culpa pelas dificuldades que você está tendo.
O conteúdo foi útil para você? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam entender como desenvolver a fé em tempos difíceis.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Thélos, produzimos sobre desenvolvimento da fé, espiritualidade, religiosidade e outros assuntos relacionados.