Como Começar a Estudar a Bíblia Sozinho?

A Bíblia Sagrada é o livro mais lido do mundo inteiro já há um bom tempo e também um dos mais estudados pelas pessoas que querem entender melhor sobre os conhecimentos contidos nas escrituras.

Estudar a Bíblia é muito mais do que somente ler sobre um passado remoto: é também se conectar com Deus por meio de cada livro, capítulo e versículo, permitindo um diálogo direto com o nosso Criador.

Por conta disso, milhares de pessoas — tanto quem tem pouca quanto quem tem muita fé — buscam na Bíblia as respostas para as diversas dúvidas sobre a vida em todos os seus aspectos.

É natural que os indivíduos estudem a Bíblia constantemente na tentativa de entenderem melhor as razões por determinadas situações acontecerem. Afinal, a Bíblia é o livro escrito por Deus à humanidade através dos profetas, apóstolos, discípulos e homens que dedicaram a sua vida a Deus e procuramos nele a resposta para os nossos problemas.

Mas quando se fala em ler a Bíblia, uma dúvida ainda persiste: existe uma maneira mais adequada de estudar sozinho o Livro Sagrado e conseguir aprender sobre tudo o que está escrito ao longo das páginas?

O artigo de hoje vai te mostrar como começar a estudar a Bíblia sozinho e conseguir absorver o máximo de ensinamentos possível. Leia as dicas com bastante atenção e aproveite o conteúdo.

 

Quais partes da Bíblia são as ideais para começar a estudar?

É normal não saber por qual livro iniciar a leitura da Bíblia antes mesmo de começar a fazer os estudos, mas nós podemos te ajudar com algumas sugestões.

O Novo Testamento é altamente recomendado para começar a estudar a Bíblia, já que nele consta os ensinamentos de Jesus Cristo. Esse fato ajuda a prender a atenção do leitor aproximá-lo dos feitos milagrosos do Messias.
O antigo testamento são livros mais difíceis de entender por ter muitas leis, genealogias que a pessoa normalmente não entende, por isso é bom começar pelo Novo Testamento.

Faça a leitura dos livros de Mateus, Marcos, Lucas e João, pois estes quatro evangelhos mostram vários detalhes sobre a vida de Jesus e apresentam instruções valiosas para ser uma pessoa verdadeiramente transformada.

Mateus e João são apóstolos, Marcos e Lucas são discípulos e não conviveram com Jesus
Muitas vezes no mesmo tema tem detalhes em um livro que no outro não tem.

Na sequência, vá para o Antigo Testamento e adentre em questões ainda mais complexas da Bíblia. Você pode começar diretamente pelo livro de Gênesis para entender como tudo o que existe foi criado por Deus e como era a vida naquele tempo, dando continuidade nos livros seguintes.

Então, você terá acesso a exemplos claros sobre o modo de viver e de se relacionar com Deus que alguns personagens famosos da Bíblia tinham naquela época.

 

Começando a estudar a Bíblia sozinho

Para ler e estudar a Bíblia sozinho sem grandes dificuldades, é necessário levar em consideração alguns pontos importantes que vamos listar a seguir.

Ore a Deus antes de estudar a Bíblia

A Bíblia Sagrada é um livro Inspirado por Deus, portanto a leitura exige temor, respeito, dependência do Senhor Jesus, porque você não lerá qualquer livro, mas um livro sagrado que existe há milhares de anos.
Para que o início do estudo da Bíblia seja bom, é recomendado orar ao Senhor Jesus que é o mediador entre Deus e os homens sempre antes de começar a leitura de fato.

Nessa conversa com Jesus, sugerimos que você diga que está em busca de compreender melhor os desígnios que Ele tem para você e que deseja compreender a Palavra da bíblia com humildade e sabedoria.

Dessa forma, Jesus através do Espírito Santo oriente o seu estudo da melhor forma possível, transformando a leitura em uma atividade enriquecedora em questões espirituais e formativa.

 

Ponha todo o seu foco na Bíblia durante os estudos

Ao longo da leitura da Bíblia, é interessante que você esteja completamente focado para que o estudo seja eficiente. Retire as distrações de perto e tenha total atenção nas Palavras de Deus.

Se você preparar o ambiente para fazer o estudo da Bíblia com tranquilidade, seu foco vai aumentar bastante e a leitura vai fluir bem.

Essa concentração proporciona um entendimento maior da mensagem que está sendo transmitida em cada passagem bíblica, dando uma visão ampliada do que se pode aprender com determinada situação.

 

Anote as partes que você julgar mais interessantes da Bíblia

O papel e a caneta são grandes aliados na hora de estudar a Bíblia e devem te acompanhar a todo o instante para que você anote as partes que julgar mais interessantes.

Anote trechos que te tocam de alguma forma, frases que inspiram, palavras complexas para pesquisar o significado e tudo o mais que você quiser.

Muito importante é questionar o texto, questionar o texto é meditar na palavra tentando ir além da letra escrita, isto clareia mais a passagem lida e deixa de ser uma leitura mecânica.

A anotação faz o nosso cérebro fixar determinados trechos da Bíblia com mais facilidade e nenhuma informação importante passará despercebida, tornando o estudo muito mais rico do que se você lesse sem anotar nada.

Recomendamos que você leia este artigo também: 10 principais características de uma pessoa com inteligência espiritual

 

Tenha materiais de apoio para estudar a Bíblia

Uma forma muito bacana de estudar a Bíblia é utilizando materiais de apoio que dão pontos de vista diferenciados para os versículos bíblicos.

Existem inúmeras Bíblias de estudo que são muito buscadas por já conterem explicações maiores nas próprias páginas, proporcionando a compreensão quase que instantaneamente.

Essa bíblia tem muitas versões e pode compará-las: bibliaonline.com

Entretanto, outras opções para complementar o estudo da Bíblia são dicionários bíblicos, mapas das regiões, comentários de estudiosos da área, conteúdos da internet e etc.

As dúvidas que vão aparecendo conforme a leitura avança podem ser sanadas com estes materiais de apoio, otimizando bastante o tempo dedicado a estudar a Bíblia.

 

Reflita sobre os estudos da Bíblia e aplique eles na sua vida

Depois de estudar certas partes da Bíblia, vale a pena separar um pouco de tempo para refletir sobre tudo o que você acabou de ler. Leia aos poucos e durante o dia medita na palavra lida.

Esse ato vai fazer com que você veja aquilo que está por trás de cada parágrafo, de cada diálogo e de cada situação que foi escrita por Deus na Bíblia.

A Palavra de Deus tem uma forte influência na nossa vida e cabe a nós, seguidores do Altíssimo, aplicar todos os ensinamentos dados por Deus com muita fé de que seremos guiados para os melhores caminhos que possam surgir.

Este conteúdo foi útil para você? Então conte a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que têm que saber como começar a estudar a Bíblia sozinho.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Thélos, elaboramos sobre a Bíblia, religião e outros assuntos relacionados.

Sobre nós

Somos uma organização sem fins lucrativos, a serviço da conscientização do Ser Humano sobre o seu valor como indivíduo, diante da Vida.

Publicações recentes

O que dizem as pessoas que estão nessa jornada?

Quer aprofundar os seus estudos e entender o real propósito de sua existência?

Preencha o formulário abaixo e inicie a sua jornada para se tornar um membro da Thélos!

Antes de você sair do site...

Que tal conhecer o nosso blog?

Sempre produzimos novos conteúdos e disponibilizamos de forma gratuita para você compreender cada vez mais o real significado da existência humana na Terra! 

Clique no botão abaixo e conheça o nosso Blog!