Texto de Base Celebração da Unidade de 26/09/2010, por Mauro Theodoro

Tempo de seu Domínio Pessoal.

Jesus tem para nós os segredos do reino dele. A maior tragédia na vida não é a morte, e sim a própria vida. Uma vida sem propósito. Mais trágico é estar vivo e não saber porquê.

A maior parte das pessoas desse planeta não sabem por que estão aqui e talvez você esteja
sentado perto de uma agora mesmo. Nós vivemos, existimos , desenvolvemos um trabalho mas
não sabemos muitas vezes por nascemos, e isso é uma tragédia.

Algumas pessoas tem até mais de 70 , 80, 90 anos de idade e ainda não sabem o que estão fazendo aqui nesse planeta e ainda estão perguntando as 5 perguntas que todo ser humano tem que responder para viver uma vida eficaz.

Essas 5 perguntas controlam toda a vida do ser humano, essas 5 perguntas controlam as nações, a economia, suas descisões. Essas 5 perguntas são a fonte de todos nosso problemas, todo crime, toda corrupção no governo, nos negócios , na sua comunidade, na Igreja, todos esse problemas vem dessa 5 perguntas. Você está aqui hoje sentado a essa mesa por causa desta 5 perguntas.

Estas 5 perguntas controlam seu casamento, elas controlam a forma com que voce trata seus filhos, controlam todo o ser humano na terra. 6 ponto sete bilhões de pessoas são controladas por essas 5 perguntas.

Quais são estas 5 perguntas?

1- Quem sou eu? É uma pergunta sobre idêntidade.

Parece muito simples, mas é uma pergunta difícil, normalmente as pessoas não podem responder essa pergunta.

Nós imitamos outras pessoas , queremos nos vestir como elas, queremos falar como elas. Porquê? É muito simples, por não sabemos quem somos.

Quem sou eu?

2- De onde eu venho? Esta é uma pergunta sobre a fonte.

Outra pergunta difícil . Os cientistas tem tentado responder esta pergunta por centenas de anos, e por milhares de anos, a raça humana tem feita esta pergunta: de onde eu venho?

E a nossa sociedade moderna tem concluido que nos viemos do macaco ou de algo parecido. Eu venho de alguma ameba de 6 milhões de anos atrás, que veio da água e se tornou um sapo e então um macaco e se tornou um homem. Surge a “Inteligência Humana.”

Você pode ter vindo de um macaco? É uma pergunta difícil.

3- Por que eu estou aqui? Esta é uma pergunta sobre propósito.

É uma pergunta que todo ser humano tem que responder. Porque eu estou aqui?
Você faz esta pergunta todos os dias – qual é o propósito da minha existência, porquê eu estou aqui neste planeta? Não é uma pergunta difícil?

4- O que posso eu fazer. O que eu tenho que fazer?
É uma pergunta sobre habilidade. Qual a minha verdadeira capacidade, o que eu realmente posso fazer? E pessoas normais neste planeta não conhecem sua verdadeira capacidade, e 90% delas vivem abaixo da sua capacidade. Nossa cultura não nos permite maximizar o nosso potencial.

5- Para onde estou indo? É uma pergunta difícil, uma pergunta sobre o destino.

Então a 1ª pergunta quem sou eu ? E uma pergunta de identidade;
A 2ª pergunta, da onde venho é pergunta sobre a fonte;
A 3ª pergunta , porquê estou aqui, é uma pergunta sobre propósito;
A 4ª pergunta, o quê eu posso fazer, é uma pergunta sobre potencial;
A 5ª pergunta, para onde estou indo , é uma pergunta sobre o destino.

Se você não sabe o que é , se você não sabe de onde veio, se você não sabe por que está aqui, se você não sabe o que pode fazer , se você não sabe para onde vai, a sua vida é uma experiência.

Estas 5 perguntas tem que ser respondidas para se viver uma vida eficaz.

No inicio do livro de João, Jesus falou sobre essas perguntas. A vida dele era uma vida de destino.

Ele sabia quem era e onde estava indo. Ele tinha um vida de paixão, de precisão.

E esta é a chave para sua vida, se você não sabe quem é, não sabe de onde veio e não sabe por que está aqui, a sua vida não tem sentido. A vida não tem propósito.

O homem mais rico que já viveu na face da terra, Salomão, disse as seguintes palavras no livro de Provérbios capitulo 19:21, livro este que todos deveriam ler.
Ele diz: “muitos são os planos do coração do homem , mas o que prevalece é o propósito de Deus na vida de tal homem”. Uau!

Ouça, muito são os planos do teu coração, e aqui esta palavra coração se refere a mente.
Deus disse: você tem todos os planos e idéias de quem você quer ser, onde você quer ir, com quem você quer se casar, o quê você quer fazer, o quê você quer conseguir. Você tem suas próprias idéias: o quê você quer ter na sua carreira, ou na sua vocação. Mas eu tenho um caminho diferente para você, eu tenho um propósito para você. E o meu propósito vai prevalecer sobre todos os seus planos.

Esse verso nos ensina 3 coisas:

1- O propósito é mais importante do que os plano (leia novamente)
Deus não está interessado nos teus planos. Eles está interessado no propósito que Ele tem para sua vida. O quê ele quer dizer com isso? É muito simples. Ele quer dizer que “antes de você começar a fazer planos para a sua vida consulte-me para o seu propósito.”

Quantos de vocês neste lugar foram a uma escola , foram a uma faculdade, foram a uma universidade, trilharam uma carreira e quando você terminou viu que tudo isto não significava nada? O quê você aprendeu não significava nada. Por que os teus planos não estavam de acordo com os propósitos deles.

2- O propósito é mais poderoso do que plano ( leia o texto novo)
” O meu propósito estará governando, estará sobre, vai frustar todos os teus planos”…
O propósito de Deus é tão poderoso que vai frustrar os teus propósitos!
Vamos voltar no ventre da sua mãe, já que você não sabe ainda de onde veio, lá mesmo Deus já tinha um propósito para a sua vida. Então você não é um erro.
Ouça Deus! (leia o texto)

3- Nos ensina que o propósito vem antes dos planos, que o proprósito precede os planos.

Em outras palavras, ele foi estabelecido antes de você fazer os seu planos. Este verso é uma das declarações mais poderosas das Escrituras Sagradas para nós, pois através dele Deus nos diz , “o meu propósito é mais importante que qualquer coisa que você possa planejar, desejar ou fazer. Meu propósito é prioridade. Isso quer dizer que a busca primeiro do ser humano deveria ser descobrir o propósito de Deus para sua vida.

O que é o propósito ? Algumas traduções dizem assim: “muitos são os planos mas o conselho do Senhor vai prevalecer”. A palavra conselho que dizer uma reunião.

Vocês se lembram: “façamos o homem para ser a nossa imagem e semelhança.” ?

Antes de qualquer coisa ter sido creada teve essa reunião.

E nessa reunião foi pensado, projetado e desenhado o quê você ia ser, o que você ia fazer, como você iria ser criado…Nessa frase estava intrinseco tudo isso.

E terminada essa reunião, Deus disse “Agora vamos começar”. Por isto que Deus diz
“Muitos são os planos do seu coração mas eu já decidi quão grande você será e ninguém pode te parar.”

Você não é uma experiência , você não é um erro.

O que é um propósito?

1- Propósito é definido como o intento original;
2- A razão pela qual foi criado, a razão pela qual alguma coisa foi criada;
3- Propósito é o resultado desejado, palavra interessante, o resultado desejado.
Propósito é o resultado desejado pelo fabricante.
Tudo neste lugar, a cadeira que você está sentado, seu carro, sua roupa, sua geladeira, teve um propósito antes de ser produzido, nada existe sem um propósito.

O propósito é a razão pela qual você existe, este microfone tem um propósito, o propósito dele é capturar o som e transmitir aos alto-falantes e amplificar o som. Esse propósito foi estabelecido antes do microfone ser criado, nenhuma fábrica faz um produto depois olha pra ele e pensa: “o que eu vou fazer com isso?”.

Ele sempre estabelece um propósito antes e então eles fazem um propósito para cumprir aquilo. Por que eu estou dizendo tudo isso talvez com uma linguagem tão simples aos ouvidos de vocês, pessoas inteligentes e estudiosas? Para que vocês entendam que o seu propósito causou a sua criação, por que ele já existia antes de você.

Você não é um erro.

No livro de Isaias, no capítulo 46:9 está escrito: “Lembre das coisa passadas das coisas muito antigas”. O quê Deus está dizendo? Ele está dizendo para que você não se esqueça disto.

1- “Eu sou Deus e não há nenhum outro.”
2- “Eu sou Deus e não há nenhum outro como eu”. Porquê Deus está nos dizendo estas coisas? Leia o resto. Ele disse “eu sou o único Deus que desde o inicio faz conhecido o fim.” Deus disse :”eu sou o único Deus que faço o fim antes de começar, Eu sou o único Deus que nunca começo no começo, eu termino as coisas primeiro.” Terminado, agora vamos começar.

Leia o texto novamente. O quê Deus quer dizer com isso? “Eu nunca começo até que eu tenha terminado”. Deus disse “eu não permito nada começar até que eu tenha terminado. Quando eu começo algo isso já é evidência de que já está terminado. Por isso Deus é chamado de “Alfa e Ômega” ao mesmo tempo.
Isso é para você, ele permitiu você começar.

Deus disse “eu não permito que nada começe a não ser que já esteja terminado”. Você já está terminado.

O fato de você já ter sido concebido no ventre da sua mãe é uma grande evidência de algo terminado. E você nasceu para começar!

Lembra do filme do esperma correndo frenéticamente rumo ao alvo, rumo ao óvulo ?

A sua concepção foi intencional e Deus disse “eu te mostro no começo o final”. O que Deus chama de “fim”?.

Leia o texto. Deus disse “eu digo que o meu propósito vai permanecer. E eu farei tudo aquilo que me agrado.
Eu terminei o final e esse é o meu propósito agora eu vou começar.”

“Agora eu vou te mostrar o teu propósito, o teu propósito, a tua vida, e quando você vê é chamada a visão.”

Muitos de vocês já ouviram o seu Castro dizer da visão que ele teve lá na Zona rural ,com os olhos e o rosto todo cheio de fuligem e ele teve a visão.

Deste trabalho e o seu Castro vendo tudo aquilo dizia: “mas Senhor como eu vou realizar tudo isso?”
Mas já está pronto, você só está enxergando o final. Deus te mostra terminado.

Por isso quando eu trago esta palavra hoje talvez ainda que você não entenda. Você tem que começar ou voltar a cultivar as coisas, que por falta de entendimento ou pelo fato de você não ter se atido ou conhecido a história da Thelos muitos atribuem estas coisas `a Teologia, `a igreja evangélica, mas com essa clareza você vai começar a cultivar essas coisas.

Existe uma área na vida que você foi feito para governar. Esta área é o seu propósito. Existe um dom na vida que você foi criado para governar.

Na reunião no conselho que falamos agora a pouco Deus diz façamos o homem pra ser a nossa imagem e semelhança, deixe que ele tenha dominio, deixe que ele tenha governo, que ele tenha poder , controle sobre… Então Deus faz uma lista de algumas coisas especificas.
Vamos ver aqui.

Dominio sobre: Peixes
Pássaros
Animais
Plantas da terra
E Coisas que se movem na terra.

Deus foi bem específico. Ele disse: “domine, domine essa coisas”. Mas tem uma coisa faltando: um outro ser humano.
Humanos nunca foram criados por Deus para serem dominados. Você nunca foi criado para dominar um ser humano, incluindo a tua esposa (o).

Então vamos fazer uma experiência: eles tem alguma pena, tem alguma escama, andam em quarto patas, tem alguma raiz saindo do pé, então eles não podem ser dominados. Dominar significa dirigir , controlar, governar, gerenciar. Nenhum ser humano foi criado por Deus para ser controlado para ser oprimido. É por isso que qualquer tentativa de oprimir o espírito humano nunca tem sucesso.

É por isso que se deve odiar a manipulação , a escravidão, opressão e até mesmo a religião que oprime, por isso que você já ouviu e já leu num verso das escrituras, assim: “SE O FILHO TE LIBERTAR VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRE.”

Você nunca deve dominar pessoas. Até Deus não vai dominar você, porquê ele não vai violar a sua própria lei. Deus não controla ser humano nenhum e é por isso que Deus te deu a liberdade de escolha.

Então a pergunta é se você é um líder um intrutor, um pai de familia, um patrão, e você não pode dominar pessoas então o quê você lidera?

Você não lidera pessoas. Interessante, não? O verdadeiro líder nunca lidera pessoas, nunca controla as pessoas. Os ditadores sim controlam as pessoas, os opressores controlam as pessoas.

Voce lidera você mesmo o seu ego, para seu serviço.

Então você foi criado por Deus para liderar em uma area do seu dom.
Quando você encontrar a área do seu dom, a área do propósito, o teu desígnio, você serve com esse dom ao mundo. Então liderança é descobrir o seu dom.
Descobrir o seu propósito e servir a toda humanidade. Então você que está olhando para mim e está me ouvindo você tem descobrir o seu dom , o seu propósito que foi dado a você para servir a humanidade.

TIAGO E JOAO mandaram a mãe deles falarem com Jesus. Eles disseram “vai mamãe, fala pra ele que queremos ser líderes, e fala pra ele que queremos sentar um dos seu lado direito, “presidente”, e um do seu lado esquerdo “vice presidente”, por que nós queremos ser lideres. Eles queriam ser grandes não se importando com os outros. Eles queriam ser grandes através do relacionamento, “dando um jeitinho”. E Jesus respondeu: “vocês sabem o que estão pedindo ? Vocês não entendem o que estão pedindo! Vocês não podem pedir para ter grandeza.

Então Jesus disse: “você quer se sentar aqui, você pode beber o copo que eu bebo. COPO QUER DIZER PREÇO, CUSTO. Quando você achar que pode fazer alguma coisa igual ou melhor do que alguém e querer o lugar deste alguém, e achar que pode ocupar o seu lugar, primeiramente você tem que perguntar para quem está lá qual é o preço que se paga por estar aí, quanto você pagou para estar aí?

Você não é um erro. Sinta-se já filhos de Deus, sinta o resultado desejado pelo fabricante.

Quando os discípulos queriam ser líderes ele vieram a Jesus: “mestre, faz-nos líderes, um do teu lado direito outro do teu lado esquerdo. E Jesus disse que perguntou se eles conseguiriam beber um cálice que um ´lider bebe.

Por quê quando você quer ser líder ,quando você quer ser grande, você tem que ser servo. Ele não disse que você tem que ser um escravo de pessoas. No texto a palavra grega usada quer dizer servir no seu dom , se você que ser grande sirva o seu dom para ao mundo, sirva com seu dom a humanidade.

Esse nosso ministério, essa nossa missão é uma grande missão
Nós temos um exemplo quer você queira quer você não. Ele dedicou seu vida, seu dom para cumprir o seu propósito, ainda que você não quera servir como ele, não dá para não admitir que nós não temos um exemplo.

Jesus disse se você quer ser grande você tem que se tornar um escravo, mas ele não está falando de opressão, ele está falando de se tornar escravo o nosso dom. Grandes líderes não dormem muito. Porquê ? Eles são escravos ao seu dom.

Enquanto vocês estão dormindo, eles estão planejando , trabalhando, sonhando. Porquê ? Eles são escravos. O teu dom faz de você um escravo.

Jesus disse que não veio para ser servido, mas para servir ele próprio se entregando por muitos como sacrificio.

Mas eu não sei qual é o meu propósito, já tenho 20, 30, 40, 50 ,70 anos.
E ainda não sei qual é o meu propósito, e eu te pergunto o que você odeia em você ? Agora pense no quê você odeia na humanidade. O teu propósito é definido pelo teu ódio. Jesus odiava o pecado e ele deu a sua vida por isso. Gandhi que nos referimos tanto odiava o opressão sobre o seu povo. Ele deu a sua vida por isso.

Nós nunca podemos ter inveja dos dons da outra pessoa , por que nós não podemos ser a outra pessoa. Quem é você e o quê você pode fazer?

O tempo é agora!

Sobre nós

Somos uma organização sem fins lucrativos, a serviço da conscientização do Ser Humano sobre o seu valor como indivíduo, diante da Vida.

Publicações recentes

O que dizem as pessoas que estão nessa jornada?

Quer aprofundar os seus estudos e entender o real propósito de sua existência?

Preencha o formulário abaixo e inicie a sua jornada para se tornar um membro da Thélos!

Antes de você sair do site...

Que tal conhecer o nosso blog?

Sempre produzimos novos conteúdos e disponibilizamos de forma gratuita para você compreender cada vez mais o real significado da existência humana na Terra! 

Clique no botão abaixo e conheça o nosso Blog!