Espiritualidade: Como Escutar a Voz de Deus?

Escutar a voz de Deus é um desejo comum entre milhões de pessoas, seja para ter uma relação de proximidade e sincera ou até mesmo para conectar e ter experiências sagradas em Deus.

Se Deus não é uma pessoa, como então Deus fala com os humanos?
Deus falou através das Escrituras sagradas e os seus profetas no Antigo Testamento. Ele tem falado conosco através do seu Filho Jesus, o Cristo que quer dizer o Ungido, Cristo não é sobrenome de Jesus.

É bastante comum recorrer a alguns caminhos que envolvam a espiritualidade para conseguir escutar a voz de Deus, já tendo a escutado antes ou ainda não. Afinal de contas, ter contato com Deus pode confortar nosso ser e mudar a nossa natureza terrena.

Muitos dizem “eu não escuto Deus” ou “Deus não fala comigo” quando, na verdade, sequer desenvolveram a espiritualidade ou abriram o seu coração para ouvi-lo. Mesmo assim, escutar a voz de Deus pode realmente não ser tão fácil assim para algumas pessoas.

Não devemos nos preocupar se Deus fala ou não conosco, o mais importante é realizar aquilo que foi pedido nas Escrituras Sagradas. Pode ser que você tenha sensibilidade em ouvir Deus através de uma intuição, através de uma direção na sua vida, através de uma pregação ou através de um mensagem.
Contudo, existem as pessoas que dizem ouvir a Deus, porém matam e maltratam pessoas em nome de Deus. Outras suicidam dizendo que ouviram a Voz de Deus.
Se alguém diz que ouviu a Deus e faz algo diferente do que as escrituras sagradas ensinam, então não é Deus, é joio parecido com trigo.

No artigo de hoje, vamos te mostrar algumas formas de como escutar a voz de Deus e estar mais próximo de DELE com o auxílio da espiritualidade. Esperamos que você aproveite a leitura.

 

As maneiras de escutar a voz de Deus

Para escutar a voz de Deus, a pessoa pode seguir alguns caminhos conhecidos para que a mensagem consiga ser compreendida. Listamos alguns tópicos que são válidos de serem considerados.

 

A Bíblia como uma fonte segura para escutar a voz de Deus

A leitura, o estudo e a compreensão da Bíblia são ótimas formas de escutar a voz de Deus, uma vez que é no Livro Sagrado que estão descritas todas principais leis e mensagens do Criador para a humanidade.
Na Bíblia Profetas e Reis falaram com Deus, ou melhor em Deus porque Deus não está fora de nós.

Nada melhor, então, do que ir direto à fonte mais segura que existe para ter contato com as Palavras de Deus e o que elas significam exatamente.

A oração nos faz escutar a voz de Deus em um canal direto

A oração nos faz escutar a voz de Deus em um canal direto através do Senhor Jesus. Jesus diz: Ninguém vem ao Pai se não for através de mim, Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
Orar é entrar em sintonia com o Insondável e Inenarrável que chamamos Deus. Na oração ganhamos uma estatura que nos possibilita termos comunhão em Deus, vivenciarmos algo que as coisas temporais e finitas são incapazes de nos fornecer.

É fato que conseguimos falar com Deus através da oração, pois tudo o que nós temos a dizer de peito aberto e com sinceridade, Ele consegue ouvir porque é Onisciente e Onipresente.

Mantenha uma vida de oração e naturalmente você estará mais próximo de Deus através do Senhor Jesus, Jesus é o único mediador entre Deus e os homens.

Recomendamos a leitura deste artigo como um complemento: Quem é Deus e quais são suas promessas para mim?

Pregações de pessoas que demonstram como escutar a voz de Deus

Outra maneira interessante de escutar a voz de Deus é acompanhar pregações de pessoas que dedicam suas vidas para estudar os assuntos divinos e entendem sobre como escutar a voz de Deus.

São várias pessoas íntegras que falam muito bem sobre esse tema, então você conseguirá escolher aquelas que mais se encaixam nas suas preferências pessoais.

Louvores para escutar a voz de Deus em forma de músicas

Louvores são orações cantadas e muitas pessoas amam ouvir músicas que tenham o foco em Deus e em seus ensinamentos.

Estes hinos e cantos religiosos transmitem todos os aspectos envolvidos com o nosso Criador, desde o seu amor por nós até as lições que Ele nos dá.

Logo, ouvir um louvor também é uma possibilidade de escutar a voz de Deus, mas com auxílio da música para gravar ainda melhor as mensagens.

 

Silêncio, meditação e reflexão para escutar a voz de Deus

A nossa mente está sempre procurando algo para se alimentar, é no silencio que paramos um pouco essa guerra na nossa mente e focamos mais em nós e no Sagrado.
O que estou fazendo da minha vida?
Será que é só isso? Nascer, estudar, trabalhar, casar, ter filhos e netos, será que existe um propósito maior na vida?
O ser humano vive no automatismo, vive na inconsciência, vive sem questionar o porquê da sua existência.

A rotina do dia a dia tende a ser maçante e usar muito do tempo que nós temos. No entanto, parar um pouco a correria e reservar um momento para fazer silêncio, meditar e refletir sobre a vida tende a nos fazer escutar a voz de Deus.

Conexão com a natureza para escutar a voz de Deus, e quanto mais consciente daquilo que somos e qual o nosso papel na criação de Deus, mais admiramos a criação e o seu Criador.
Cachoeiras, oceanos, montanhas e várias outras belezas naturais do nosso mundo favorecem que a gente escute a voz de Deus em alto e bom som.

Nenhuma destas grandezas foi criada pelo homem e podem nos transmitir mensagens importantes de Deus só de as admirarmos.

 

A importância de escutar a voz de Deus

Ouvir a voz de Deus pode ser um divisor de águas na vida de alguém, levando-a para um caminho mais acertado em direção às coisas boas. Alguns pontos mostram a importância de ouvir a voz de Deus:

Ouvir a voz de Deus é estar alimentado daquilo que está escrito na Bíblia, as vezes tomamos atitudes que nem estávamos pensando e aquilo prospera, e isso é Deus nos conduzindo, Deus fala sem pronunciar nenhuma palavra, nenhum sentimento somente pela nossa fidelidade a Ele.

 

Compreendemos os desígnios de Deus

Quando se ouve mais a voz de Deus de verdade, conseguimos compreender um pouco melhor sobre os desígnios que Ele tem para as nossas vidas.

Cada palavra dita por Deus mostra os propósitos dele para conosco, nos guiando em todas as circunstâncias que surgem ao longo do percurso da vida.

Deus continuará falando com você mesmo que exista a prática de iniquidades, mas você não conseguirá o escutar.

Então escute a voz de Deus, cumpra com os mandamentos do Senhor e siga no caminho que ele propôs para a sua vida.

 

Reforça a nossa fé

A Palavra de Deus é recheada de significados que podem reforçar a nossa fé em algo verdadeiramente melhor, sem pecados, falhas envolvidas.

Acreditar no que se ouve de Deus ajuda a fortalecer o vínculo com Ele e a saber com mais certeza o que nos é planejado.

Nos ajuda a fugir de mentiras, confusões e enganos. Quando Deus fala com a gente, ouvimos palavras completamente fundamentadas na verdade. Se ouvirmos palavras de outras fontes, temos a tendência a conviver com as mentiras.

A enganação surge sob diversas formas e em vários momentos da nossa vida, mas cabe a nós mesmos nos blindarmos contra essas mentiras com as verdades que Deus nos conta. A enganação faz parte do processo formativo do ser humano, o que podemos aprender com essas situações? É entender que vivemos no tempo e que coisas ruins acontecem com pessoas boas e ruins, mas o que estar reservado para os Filhos de Deus não haverá mentiras, enganações, corrupção, mas a vida eterna.

 

Conseguimos ser discípulos do Cristo melhores para Deus

Tendo o hábito de conversar com Deus e de ouvir com cuidado o que ele tem a dizer, há muito mais sabedoria naquele que busca em oração a Deus.

Afinal de contas, se soubermos detalhadamente o que devemos fazer para sermos bons filhos, conseguiremos ir em direção à salvação eterna, porém saber é uma coisa, praticar é outro, eu sei o que preciso para emagrecer, mas será que eu quero pagar o preço?

O que você achou deste conteúdo? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de saber como escutar a voz de Deus.

Visite o nosso blog e confira mais conteúdos que nós, da Thélos, elaboramos sobre espiritualidade, religiosidade e assuntos relacionados.

Curtiu o conteúdo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no LinkedIn
Compartilhe no WhatsApp

Deixe o seu comentário!