Cultivando um Relacionamento Pessoal com Deus

No tumulto da rotina, pode parecer que não há como encontrar tempo para nutrir um relacionamento pessoal em DEUS, mas essa é uma jornada espiritual (metafísica) recompensadora que vale a pena explorar.

Dedicar um momento diário para se conectar com O Divino pode transformar não apenas a maneira como enfrentamos os desafios da vida, mas também como percebemos a nós mesmos e o mundo ao nosso redor.

No artigo de hoje, você vai compreender como cultivar um relacionamento pessoal em DEUS, que é transcendente à sua Criação mas é imanente neste, e portanto possível de ser “conectado”. Leia todos os tópicos com bastante atenção e anote os trechos que você julgar mais importantes.

Desperte a consciência espiritual

O primeiro passo para cultivar um relacionamento pessoal em DEUS é despertar a própria consciência espiritual, a consciência intuitiva crística, o que geralmente envolve uma prática regular de reflexão, meditação e a aplicação de “ferramentas” para estimular a sensibilidade, a “ressonância” com as frequências de Unidade-Perfeição emitidas da Causa-Incausada (DEUS) para todos os seus causados diariamente. Ferramentas como a oração, jejum e leitura da Bíblia.

Assim que reservamos um tempo específico todos os dias para nos conectarmos com O Divino, começamos a desenvolver uma sensibilidade espiritual que influencia todos os aspectos da vida.

Esses momentos de exposição consciente metafísica, são oportunidades para ouvir a voz de DEUS, que muitas vezes se manifesta de maneiras sutis.

Ao invés de ver a espiritualidade como algo distante, descubra a presença do Criador (Creador) nas pequenas coisas do dia a dia.

Pode ser a beleza de um pôr do sol, a gentileza de um estranho ou a paz que vem de momentos de silêncio.

Essas experiências simples se tornam conexões reais com “AQUILO QUE É” (Livro de Êxodo Capítulo 3 verso 14 – Ex 3:14), o “ETERNAMENTE SENDO”, e alimentam a chama de um relacionamento pessoal em constante crescimento.

Construa uma relação de confiança

Assim como em qualquer relacionamento, a confiança é a base para uma conexão profunda e verdadeira em DEUS.

Cultivar a confiança no Altíssimo é uma ação que pode ser vista como soltar o controle e confiar que o plano d’Ele é maior do que nossos próprios entendimentos.

Isso pode ser desafiador em um mundo onde muitas vezes buscamos dominar todas as situações, mas é na entrega que encontramos uma verdadeira parceria espiritual.

A confiança cresce à medida que enfrentamos desafios com uma mentalidade alinhada para este fim, pois é preciso desenvolver um pensamento único e específico para compreender em qual objetivo estamos inseridos, e uma das chaves para esta compreensão está na declaração de DEUS para toda a humanidade, registrada no Livro de Gênesis capítulo 1 verso 26 (Gn 1: 26). A compreensão lógica do PROPÓSITO-PLANO de DEUS para a humanidade alinhar as nossas expectativas e também fixará nossa aceitação, compreendendo como nos relacionar n’Ele que é presente por sua imanência em toda Creação e por consequência em nós também, uma vez que somos parte desta Creação. Esta “comunhão”, é estabelecida nos momentos de dificuldade ou nos momentos de refrigério e tranquilidade, ou seja, independente das adversidades deste tempo presente.

Quando confiamos que somos amados incondicionalmente, conseguimos nos libertar do peso das preocupações e experimentar uma paz que transcende as circunstâncias externas.

Alimente o relacionamento em DEUS através da gratidão

A gratidão é um poderoso nutriente para os relacionamentos, inclusive aquele que temos quanto em processo consciência de conexão em DEUS.

Importante ressaltarmos que somente as práticas citadas anteriormente criam esta conexão qualitativa com AQUELE QUE É, e com isto nos tornamos mais sensíveis no cultivo de um coração grato, que torna possível perceber as bênçãos cotidianas que geralmente passam despercebidas aos nossos olhos.

A prática diária de reconhecer e agradecer por essas bênçãos cria uma atmosfera de positividade capaz de fortalecer o comportamento para manter a prática desta conexão em DEUS.

Expressar gratidão não se limita apenas aos momentos felizes, mas também abrange desafios e aprendizados. Cada experiência, boa ou ruim, é uma oportunidade de crescimento espiritual Qualitativo Crístico.

Portanto, reconhecer e agradecer a “mão de DEUS” em todas as situações é uma forma de  melhorar o relacionamento pessoal n’Ele.

Confira este artigo também: Vencendo a Solidão: Encontrando Conforto e Companhia na Fé

Viva o relacionamento pessoal em DEUS na sua rotina

Vale a pena dizer que um relacionamento pessoal através desta conexão em DEUS não é algo reservado apenas para momentos de reflexão e que, na verdade, é uma ação constante.

Se levamos a consciência espiritual para nossas interações, trabalho e lazer, transformamos o comum em algo sagrado, mudando o paradigma que nos faz colocar as questões espirituais em uma “caixinha” para ser acessada em um dia específico. Quebramos este comportamento mental de separação que é extremamente prejudicial para o desenvolvimento da intuição crística.

Obviamente, isso inclui praticar valores como compaixão, amor e perdão em todas as situações da vida.

Viver de acordo com esses princípios reforça nossa relação em DEUS e influencia positivamente o mundo ao nosso redor.

Cada pequeno ato de bondade vira uma expressão desse relacionamento e nos tornar canais de luz e amor no mundo, vamos sendo transformados em Sal da Terra e Luz do Mundo para temperar a vida e iluminar a visão daqueles que precisam ver além da visão (Mt 5:13-16 | Evangelho de Mateus Capítulo 5, versos 13 ao 16).

Desenvolva uma conversa contínua em DEUS

Na busca por um relacionamento pessoal em DEUS, a oração surge como uma ferramenta fundamental ao longo deste processo, pois ela é uma conversa contínua que abre caminho para existir o vínculo com Ele, para criarmos uma aderência mais forte.

Apesar de o ato de orar ser lembrado em situações de desespero, ele é uma expressão evidente da nossa conexão com o Creador.

Ao invés de visualizar a oração como uma lista de desejos, encare ela como um diálogo aberto e honesto. Compartilhe suas alegrias, preocupações, gratidões e dúvidas como faria com um amigo próximo.

Dessa forma, a transparência solidifica a relação e nos permite receber ideias e orientações diretamente n’Ele.

A oração, já como parte da nossa rotina diária, faz dos momentos simples oportunidades de comunhão.

Seja durante uma caminhada tranquila, uma pausa para o almoço ou antes de dormir, esses instantes de diálogo constante em DEUS auxiliam na conexão espiritual.

Explore a espiritualidade através da leitura reflexiva

Uma maneira interessante de sustentar um relacionamento pessoal metafísico, é explorar a espiritualidade por meio da leitura reflexiva.

Nas páginas sagradas de textos da Bíblia, cada palavra e acontecimento pode se tornar mensagens divinas, uma vez que a leitura das Escrituras Sagradas oferece conhecimento e sabedoria espiritual.

Compreendendo que cada palavra é uma semente, ao ser cultivada, floresce em compreensão e conexão mais profundas com o Altíssimo. Na parábola do “Semeador” explicada diretamente por JESUS, o CRISTO, no Evangelho de Mateus, capítulo 13, dos versos 1 ao 23 (Mt 13:1-23), nos é ensinado justamente sobre como garantirmos que a semeadura produza os frutos esperados em nós.

O papel da fé na construção do relacionamento pessoal em DEUS

Em qualquer jornada espiritual, os desafios são inevitáveis. No entanto, é nos momentos de adversidade que a fé se torna uma bússola em direção ao relacionamento pessoal em DEUS.

A fé não é somente acreditar em momentos de clareza, mas também confiar nas épocas de incerteza.

Essa confiança inabalável no Creador, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras, melhora o vínculo espiritual e nos faz crescer.

Para que você cultive um bom relacionamento em DEUS e ainda expanda sua visão de mundo, a Thélos Associação Cultural Crística oferece diversos conhecimentos nos seus cursos.

Divididos nos módulos Ciclo do Fundamento, Ciclo da Eugenia e Macrometaescatologia, os cursos abordam questões importantes para que você cresça como ser humano, desde questões sobre DEUS até a vida em si.

A equipe é formada por instrutores e monitores treinados para esclarecer todas as suas dúvidas ao longo dos cursos, que são inteiramente grátis, um privilégio para todos aqueles que buscam conhecimento.

Não perca tempo e faça sua pré-matrícula nos cursos da Thélos ao clicar aqui e preencher o formulário.

O conteúdo foi útil para você? Conte a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de compreender como cultivar um relacionamento pessoal em DEUS.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Thélos, elaboramos sobre relacionamento pessoal com DEUS, religiosidade, espiritualidade e outros assuntos relacionados.

Sobre nós

Somos uma organização sem fins lucrativos, a serviço da conscientização do Ser Humano sobre o seu valor como indivíduo, diante da Vida.

Publicações recentes

O que dizem as pessoas que estão nessa jornada?

Quer aprofundar os seus estudos e entender o real propósito de sua existência?

Preencha o formulário abaixo e inicie a sua jornada para se tornar um membro da Thélos!

Antes de você sair do site...

Que tal conhecer o nosso blog?

Sempre produzimos novos conteúdos e disponibilizamos de forma gratuita para você compreender cada vez mais o real significado da existência humana na Terra! 

Clique no botão abaixo e conheça o nosso Blog!