Consagração Diária: Criando uma Rotina Espiritual para Fortalecer o Discipulado

Em meio à jornada espiritual de cada pessoa, a devoção (consagração) diária é uma das questões mais importantes e buscadas no cotidiano.

Afinal, criar uma rotina para o desenvolvimento qualitativo crístico ou espiritual na compreensão mais popularmente conhecida não é apenas um hábito, mas uma prática indispensável para nutrir a conexão com “Aquilo que É”, A Suprema Divindade, em DEUS, o divino, e encontrar significado na vida.

Neste artigo, vamos explicar como criar uma rotina para promover esta potencialização Qualitativa Crística para fortalecer a adesão à proposição de DEUS em nos gerar novos SEUS diletos Filhos, assim como ocorreu com JESUS que se tornou FILHO DE DEUS e fazer sua consagração diária. Leia todos os tópicos com bastante atenção e anote os trechos que você julgar mais importantes.

A consagração diária e sua importância

A consagração diária é mais do que simplesmente cumprir rituais ou orar em determinados horários: é um compromisso do coração, uma entrega constante à presença Qualitativa de DEUS através do SENHOR JESUS em todas as áreas da vida.

Ao incorporar a prática diária em sua rotina de leitura da Bíblia, oração e jejum em sua rotina, você cultiva um relacionamento íntimo com DEUS.

Então, quando desperta de manhã, você é presenteado com uma nova oportunidade fazer novas todas as suas escolhas que levarão você a potencialização da Qualidade Crística o que levará você a um aprimoramento das suas Faculdades Físico-Mental-Emocional-Essencial para o resultado esperado que é ser gerado novo Filho de DEUS ou um resultado diametralmente oposto, potencializando-se em anti cristificação resultando em sua extinção individual após a morte física. 

Entenda que começar o dia com uma prática espiritual estabelece o tom para as horas que virão, o que deixa as atividades cotidianas com propósito e significado.

As práticas da leitura da Bíblia, da oração e do jejum são instrumentos necessários para todo aquele que busca uma conexão contínua com DEUS através de JESUS, o CRISTO, o CRISTIFICADO! Elas nos colocam em estado consciente das nossas necessidades imateriais.

A definição de uma rotina de Consagração 

Uma boa rotina de consagração é construída com base na consistência e na autenticidade. Não se trata apenas de seguir um conjunto de regras, mas de se sintonizar com as necessidades individuais das nossas Faculdades Físico-Mental-Emocional-Essencial e alimentar a conexão com DEUS, através de JESUS, o CRISTO, de uma forma real. 

É importante encontrar práticas que se conectem com você e o inspirem a mergulhar mais fundo na busca por reforçar a si próprio Qualitativamente de forma Crística.

Na hora de definir uma rotina de consagração, é útil estabelecer horários específicos para as práticas a fim de integrá-las harmoniosamente entre os outros compromissos da agenda. É importante também mudar uma forma incorreta de lidar com todas estas questões. É comum em nossa cultura a atitude de segmentar nosso dia a dia em assuntos e/ou temas que envolvem nossa vida. Então quando estamos trabalhando, nosso foco é a atividade laboral e nos desconectamos das demais “coisas” que nos envolvem. Depois se somos estudantes de algum curso, vamos para o momento de realizá-lo nos distanciando do profissional que somos, e assim por diante. Isto acontece de forma muito intensa conosco quando o tema é nossa vida “espiritual”. Tendemos a separá-la de tudo, a ter um momento específico para cultivarmos nossa individualidade em consagração Qualitativa, quando na verdade o correto é estarmos integralmente em tudo o que estivermos fazendo, estarmos conectados a DEUS neste propósito de sermos gerados novos seus diletos FILHOS.

Isso não apenas garante que você reserve tempo para se conectar com DEUS, mas também ajuda a cultivar disciplina e consistência.

Além disso, com a experimentação de diferentes práticas ao longo do tempo, é possível descobrir aquelas que fazem mais sentido para você.

Nutrir a fé para ter dias melhores

A fé é a força motriz por trás de uma rotina de consagração com bons êxitos já que, ao ter uma rotina diária, você constantemente nutre essa fé interior.

Aliás, cada ato de consagração praticado alimenta a confiança e esperança nos desafios que são enfrentados na vida.

À medida que você desenvolve sua prática espiritual, sua fé se torna como uma âncora firme para os tempos de incerteza e mudança.

Mesmo nos momentos de dúvida e questionamento, a rotina espiritual destaca a beleza e o poder da fé, bem como nos leva de volta ao centro de nossos corações.

Leia este artigo também: A Teodiceia e o Problema do Mal: Deus e a Existência do Sofrimento no Mundo

Busque em si próprio sua vocação 

Em um mundo cheio de distrações e agitações, encontrar tempo para a consagração diária realmente pode parecer um desafio.

No entanto, é precisamente nos momentos de calma e quietude que conseguimos nos sintonizar em nossa integralidade Físico-Mental-Emocional-Essencial e nos conectarmos em DEUS.

Por isso, ter um tempo dedicado a práticas do discipulado crístico, como a meditação ou o silêncio contemplativo, edificamos nossas 4 Faculdades nos fazendo experimentar uma sensação de paz e plenitude que transcende as preocupações do mundo exterior.

Aprimorar essa condição também lhe torna mais consciente das várias maneiras pelas quais o Creador se manifesta na vida.

Desde os pequenos milagres da natureza até os momentos de conexão com os outros seres humanos, cada experiência se torna uma oportunidade para reconhecer e celebrar a presença do Altíssimo ao nosso redor.

É a partir da consciência atualizada que a consagração diária tende a ser sentida pelo coração, pois cada momento da rotina espiritual se transforma em uma expressão de amor crístico, o amor que nos faz matriciadores, e de gratidão.

Se adapte para que a consagração diária seja positiva

Assim como a vida está em constante mudança, nossa relação com a fé também está sujeita a mudanças, variações e evoluções ao longo do tempo.

Portanto, é interessante estar aberto e receptivo para as mudanças e permitir que a prática de consagração diária se adapte e cresça em você. O que funcionava ontem pode não funcionar mais hoje, e está tudo bem. O importante é o contínuo aperfeiçoamento das técnicas.

Conforme você explora mais e mais sobre conhecer-se a sim próprio, e potencializar-se cristicamente as práticas vão gerando melhores resultados e isto  vai enriquecer completamente sua visão de mundo.

Porém, é válido lembrar que a vida contemplativa em consagração não se limita a momentos de paz e tranquilidade e também é relevante nos momentos de turbulência e desafio.

É exatamente nas situações de dificuldade que o nosso hábito pela prática do discipulado é mais necessária, uma vez que concede conforto, orientação e força para suportar o que quer que a vida apresenta nas adversidades.

Dicas para manter a rotina espiritual de consagração 

– Estabeleça um horário regular: reserve um momento específico do dia para suas práticas espirituais, seja pela manhã ao acordar, durante o intervalo do almoço ou até mesmo antes de dormir. A verdade é que ter um horário regular traz consistência e torna mais provável que você se comprometa com suas práticas diariamente.

– Crie um espaço sagrado: dedique um espaço em sua casa para suas práticas espirituais. Pode ser um cantinho tranquilo com uma almofada de meditação,, incensos , enfim um lugar que o inspire. Com um espaço definido, você terá uma atmosfera propícia para a consagração diária.

– Seja flexível: reconheça que nem todos os dias serão iguais e esteja aberto para ajustar sua rotina espiritual conforme necessário. Se você não puder dedicar tanto tempo quanto gostaria em um dia específico, encontre maneiras de adaptar suas práticas para se adequar ao seu cronograma.

Para fortalecer sua aderência metafísica , faça sua pré-matrícula nos cursos da Thélos

Temos uma indicação para você fortalecer sua fé e ainda fazer da sua consagração diária um hábito positivo: se inscrever nos cursos oferecidos pela Thélos Associação Cultural Crística. Isto irá estimular você em sua integralidade Físico-Mental-Emocional-Essencial, somado às demais atividades em seu discipulado.

Neles, você terá a oportunidade de adquirir mais conhecimentos relacionados à Bíblia, além de encontrar um propósito que faça sentido para sua vida.

Não perca tempo e faça sua pré-matrícula nos cursos da Thélos neste link, onde você só precisa preencher o formulário.

O que você achou do conteúdo? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam saber como criar uma rotina espiritual para fortalecer a fé.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Thélos, elaboramos sobre devoção diária, religiosidade, espiritualidade e outros assuntos relacionados.

Sobre nós

Somos uma organização sem fins lucrativos, a serviço da conscientização do Ser Humano sobre o seu valor como indivíduo, diante da Vida.

Publicações recentes

O que dizem as pessoas que estão nessa jornada?

Quer aprofundar os seus estudos e entender o real propósito de sua existência?

Preencha o formulário abaixo e inicie a sua jornada para se tornar um membro da Thélos!

Antes de você sair do site...

Que tal conhecer o nosso blog?

Sempre produzimos novos conteúdos e disponibilizamos de forma gratuita para você compreender cada vez mais o real significado da existência humana na Terra! 

Clique no botão abaixo e conheça o nosso Blog!