Você tem ou costuma praticar a gratidão com certa frequência? E já ouviu falar que gratidão gera gratidão?
Essa palavra mágica traz muitos benefícios tanto para quem a desenvolve e a tem como um hábito, quanto para quem recebe o ato de gratidão.
No entanto, não são todas as pessoas que costumam ter a gratidão como uma característica da própria vida, fato que torna o mundo um lugar um pouco mais difícil de ser habitado.
Quando nos deparamos com gestos de gratidão de pessoas conhecidas ou desconhecidas no nosso dia a dia, é comum que a gente fique impressionado. Afinal de contas, não é todo dia que nós recebemos gestos de bom grado de alguém.
E a verdade é que, se os seres humanos praticassem mais a gratidão, a vida seria muito melhor em aspectos como o convívio social, a empatia, o lado emocional e o lado espiritual, por exemplo.
Então você deve estar se perguntando neste momento: como desenvolver e praticar a gratidão?
Nós, da Thelos, preparamos este artigo para que você compreenda as maneiras de como desenvolver e praticar a gratidão para que a sua vida seja mais leve e tranquila. Recomendamos que você anote todas as partes que achar interessante.
Veja mais adiante e faça uma boa leitura.
O que é a gratidão?
A palavra gratidão deriva de dois termos em latim: “gratus”, que significa grato, e “gratia”, que quer dizer graça.
A gratidão é um reconhecimento que um indivíduo tem por uma atitude boa que alguém tenha feito, seja um favor, uma ajuda e coisas do tipo. Além disso, acontecimentos ruins proporcionam aprendizados e também podem gerar uma gratidão.
É a partir desta espécie de sentimento de agradecimento que o sujeito demonstra a sua gratidão para com o outro, seja qual for o seu grau de proximidade e o tipo de ação que tenha sido feita.
Essas ações de uma pessoa que beneficiam outra são feitas sem esperar nada em troca. É realmente um ato bondoso que gera uma comoção e uma vontade de retribuir de maneira espontânea na mesma medida ou até mais.
Normalmente, as boas práticas acontecem quando a própria pessoa tem a noção de que gostaria que alguém fizesse o mesmo por ela, então ela o faz. Isso gera uma felicidade mútua entre quem teve uma atitude generosa e quem recebeu essa generosidade.
Com isso, está pavimentado o caminho para a gratidão existir.
É válido frisar que a gratidão proporciona um misto de sentimentos que revigoram o ser humano, uma vez que essa atitude nobre reacende a chama do senso de humanidade que está dentro de nós.
Nós temos a certeza de que você também vai gostar deste assunto: Como desenvolver a espiritualidade em 4 passos
A gratidão e a religião
A palavra gratidão também é muito utilizada nas religiões por conta das boas práticas dos fiéis, que são traduzidas como caridade, amparo e toda espécie de ajuda.
Até mesmo quando algo é pedido para Deus e a pessoa recebe isso em determinado momento, naturalmente vai existir uma gratidão envolvida por conta disso.
Essa gratidão pode ser vista em inúmeros versos da Bíblia e sendo praticada por diferentes pessoas a outras pessoas e até mesmo para Deus. Logo, este é um ensinamento que nós podemos observar e levar para a nossa vida.
Ou seja, quando se é grato a Deus, o ser fica em paz.
Como desenvolver e praticar a gratidão?
Agora que você conhece mais sobre a gratidão, é interessante que você saiba como desenvolver e praticar a gratidão.
Faça da gratidão uma prática de vida e você verá mudanças em seu ser, você verá os benefícios quando você se tornar uma pessoa grata.
Veja abaixo uma lista de tópicos que podem te ajudar a ter mais gratidão.
Registre os motivos pelos quais você é grato
Um bom começo para desenvolver a gratidão é listar as coisas pelas quais você é grato. Isso pode ser feito em um papel ou nas notas do seu celular, mas o importante mesmo é pensar um pouco e anotar pontos da sua vida que te causam gratidão.
Família, amigos, saúde, emprego e tantos outros motivos são alguns dos exemplos que geram gratidão. Quando estiver para baixo, leia estes pontos para se motivar ainda mais.
Com isso, você terá outra visão sobre a vida e saberá quais as coisas que realmente importam para você.
Elogie as pessoas
Receber um elogio pode transformar um dia ruim em um dia alegre, ainda mais quando esse elogio vem de um modo totalmente inesperado.
Reclamar das coisas é muito mais rotineiro e algumas pessoas até são taxadas como reclamonas, porque fazem reclamações o tempo inteiro, mas não é algo que seja benéfico para ninguém, pelo contrário gera mais insatisfação.
Portanto, expresse com mais frequência a sua gratidão como um contentamento sobre o jeito de ser da pessoa, as suas atitudes e o seu comportamento.
Tenha amor e carinho por quem é próximo
Demonstre todo o seu amor e carinho para as pessoas que você ama, sejam familiares ou amigos, para que os laços entre você fiquem cada vez mais fortalecido.
Facilite a vida dos outros, você não sabe como foi o dia delas, e esse gesto fará uma grande diferença em suas vidas.
Uma noite quando cheguei na garagem do meu prédio com a minha esposa e o meu cachorrinho, um morador do meu prédio estava com as compras perto do elevador, pedi para a minha esposa subir, e peguei toda a compra do meu vizinho e coloquei dentro do elevador e quando ele chegou com mais coisas e viu a compra dele dentro do elevador, ele não sabia o que me falar, ficou com uma cara de espanto não acreditando, só me agradeceu, foi um gesto fácil de dois minutos que fez uma grande diferença na vida de uma pessoa.
Não deixe que a vida agitada te impeça de mostrar o quanto você importa com pessoas próximas e seja grato por ter elas na sua vida. Palavras, atitudes e gestos são boas dicas para você manifestar toda a sua gratidão.
Dê valor às coisas que você tem
Você tem diversos detalhes na sua vida que podem te dar gratidão e talvez não saiba. Perceba o quanto você possui de bens, momentos de união, chances de vencer na vida, habilidades para trabalhar e etc.
Então dê o devido valor para aquilo que faz a diferença no seu cotidiano e que te completa por inteiro.
Seja positivo
Comece a falar coisas positivas ao longo do seu dia e em todas as interações com as pessoas.
Tendo esse hábito, você vai mostrar o quanto a gratidão faz parte da sua vida e como ela te permite ajudar os outros com uma palavra amiga.
Este conteúdo foi útil para você? Comente a sua opinião aqui embaixo nos comentários para a gente saber. Também compartilhe este conteúdo com os seus amigos que vão gostar de saber como desenvolver e praticar a gratidão.
Para ler outros materiais como este, te convidamos a acessar o nosso blog e conferir mais artigos com assuntos relacionados à gratidão e à religiosidade.