Amar Como Jesus Amou: Uma Atividade de Amor ao Próximo

Amar como Jesus amou é uma tarefa que deveria ser mais comum no dia a dia do que realmente é. Essa atividade de amor ao próximo é ideal para tornar o mundo melhor tanto para o presente quanto para o futuro.

Este amor puro e sincero de Jesus nos ensina que não importa quem é a pessoa, o seu passado ou a forma como ela vive. Esses detalhes ficam de lado quando o objetivo é amar como Jesus amou.

A maneira como Jesus amou serve de exemplo para todos nós que queremos ser melhores em vida e estamos em busca de constante evolução espiritual.

Nada melhor, então, do que nos espelharmos no amor de Jesus Cristo para conseguirmos desenvolver esta atividade de amor ao próximo de modo adequado.

No artigo de hoje, você vai saber mais sobre amar como Jesus amou e como esta atividade de amor ao próximo é benéfica para a nossa vida. Esperamos que o conteúdo seja útil e que você faça uma boa leitura.

Como Jesus amou?

Primeiro ele obedeceu a Deus através das Leis e dos Profetas, nenhum ser humano obedeceu mais que o Cristo Jesus, e toda essa obediência gerou nele esse amor qualitativo ou espiritual, é o amor que não olha a condição da pessoa, nem cor e nem classe social.
Amar para Jesus era algo natural porque é algo procedente dele mesmo, a vida inteira ele se preparou para viver esse amor no mais alto grau, amor de verdade, não era apenas uma palavra, mas era algo vivo nele. Quando Jesus manda abençoar os que nos amaldiçoam, e orar por aqueles que nos perseguem, mostra a condição desse amor.
É amor qualitativo que procede do Eterno, não é apenas um amor sentimental, emocional de alguns que hoje amam e amanhã matam a pessoa amada.

A importância de amar como Jesus amou

Amar o próximo é uma atitude que precisa ser genuína, pois de nada adianta mentir com relação a este sentimento, tanto para quem dá, quanto para quem recebe.

Quem gera em si esse amor de Jesus, naturalmente passa esse amor para outras pessoas,  pois está tão cheio que esse amor transborda aos outros.

Logo, amar como Jesus amou ganha uma importância enorme para a própria pessoa, que tentará seguir a vida de acordo com a vontade de Deus.

Ao amar a Deus e amar o próximo, é possível ter uma espiritualidade maior e levar a vida de maneira mais leve, sem propagar o ódio e carregar amargura no coração.

Confira este artigo também para complementar a sua leitura: Espiritualidade: Como escutar a voz de Deus?

Passagens da Bíblia sobre amar ao próximo

Trechos sobre amar ao próximo como Jesus amou são abundantes na Bíblia, sendo fácil de encontrá-los ao longo da leitura.

Veja como esta mensagem vai direto ao ponto sobre seguir no caminho correto e nos benefícios que esta conduta proporciona: “Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.” (1 João 2:10).

“Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: ‘Eu amo a Deus’, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1 João 4:19-20). Já esta passagem relata o que comentamos anteriormente sobre amar o próximo de verdade.

“O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.” (João 15:12). Mais claro do que este trecho, impossível, não é mesmo?

Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

1 Coríntios 13:1-7

Com isso, podemos ter uma compreensão com forte embasamento sobre o nosso dever em amar o próximo como Jesus amou, desenvolvendo uma forte característica de bondade dentro de nós.

Como amar o próximo?

Você já percebeu que amar como Jesus amou transcende código moral que precisa ser praticado dia após dia, porque nos transforma de dentro para fora e por consequência o que está em nossa volta

Como, então, amar o próximo assim como Jesus fez?

Ter empatia

Se pôr no lugar do outro é um exercício que permite ter empatia sobre como a dor ou a perda da pessoa é relevante e precisa de atenção.

Quando entendemos as necessidades do próximo, fica mais fácil praticar o amor e saber como ajudá-la de modo assertivo, sem julgamentos ou empecilhos.

É claro que nem todo mundo possui empatia o suficiente para amar como Jesus amou, mas pense o seguinte: qual o motivo para não se compadecer com o sofrimento alheio e mudar esta situação?

Fazer o bem sem olhar a quem

Um grande caminho para amar como Jesus amou é fazer o bem sem olhar a quem. Esse ditado faz completo sentido nos dias atuais, onde é uma demanda cada vez mais necessária nas sociedades.

Compartilhe ao invés de reter a bondade, visto que gestos de compaixão são propagados muito mais rápido do que atos maldosos.

Dessa forma, é criada uma rede de amor ao próximo que quebra todos os paradigmas negativos que existem no seu bairro, por exemplo.

Pense que uma atitude simples de ajudar uma pessoa idosa a atravessar a rua em segurança é capaz de transformar o dia dela para melhor.

Integrar projetos sociais

A sua cidade tem, com toda a certeza, alguns projetos sociais que se dedicam em ajudar o próximo de diversas maneiras. Que tal integrar algum deles?

Doar o seu tempo e a sua energia para atos de caridade faz com que a sua vida seja voltada ao amor ao próximo, assim como Jesus amou os seus iguais.

Realizar o objetivo proposto pelo projeto social, qualquer que seja ele, vai te trazer a sensação de dever cumprido e fazer com que grandes doses de amor sejam a sua recompensa.

Perdoar constantemente

A prática do perdão é uma forma autêntica de amar como Jesus amou e dar amor ao próximo.

Afinal de contas, a lógica do perdão é absolver qualquer ato que machuque, preenchendo o coração completamente de amor mais uma vez.

Além disso, perdoar também nos preserva contra os pensamentos negativos que impedem de amar o próximo, desde que seja praticado constantemente.

Você gostou deste conteúdo? Conte a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam saber mais sobre amar como Jesus amou e praticar esse amor ao próximo.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Thélos, produzimos sobre Jesus Cristo, amor ao próximo, religiosidade e outros assuntos relacionados

Sobre nós

Somos uma organização sem fins lucrativos, a serviço da conscientização do Ser Humano sobre o seu valor como indivíduo, diante da Vida.

Publicações recentes

O que dizem as pessoas que estão nessa jornada?

Quer aprofundar os seus estudos e entender o real propósito de sua existência?

Preencha o formulário abaixo e inicie a sua jornada para se tornar um membro da Thélos!