COMO A THÉLOS SURGIU?
O nome “Thélos” surgiu da combinação das palavras gregas télos (meta, alvo, objetivo) e Théos (Deus, Divindade). A escolha original foi cuidadosa para não vincular à organizações religiosas, esotéricas, políticas ou filosóficas.
A Thélos Associação Cultural é o resultado da compreensão do profundo significado da Razão-de-Ser do Universo e do Homem. Esta compreensão, para ser adquirida, exigiu uma pesquisa séria, lógica — a lógica que procede do Lógos — ampla e profunda em todos os setores do conhecimento humano, motivada pela insatisfação com as respostas apresentadas pelos modelos herdados até os nossos dias.
Esta insatisfação motivou o pensador e pesquisador J. B. Castro a rever as propostas já existentes, no campo das religiões ocidentais e orientais, das ciências, filosofias, esoterismos, escolas iniciáticas, convergindo todas elas para a Unidade Una e Única, para além das diversidades (que são meios), para a realização do Propósito-Plano da Suprema Divindade em Deus para o Universo e o Homem. Sendo iniciada, de forma direcionada, em 1946, esta pesquisa obteve e reuniu as últimas chaves para a decifração do grande mistério da Proposta-Plano da Vida, em 1982.