Programa #09

MU #9 traz um especial sobre o reggae, enfocando o estilo musical criado para divulgar os princípios da religião Rastafari.

Embora seja muito difícil abordar o tema em apenas um programa, nesta edição do Melodia fazemos um vôo panorâmico, mas não superficial, aos fundamentos espirituais que conduzem essa riquíssima fonte de influências e informações musicais.

O reggae deixou de ser um tesouro exclusivo da Jamaica, a partir de 1972, e passou a fazer parte do circuito pop mundial a partir do lançamento de Catch a Fire, dos Wailers.

No programa #9 nós entendemos um pouco sobre a espiritualidade contida nas canções e os porquês (um tanto quanto peculiares e controversos) que motivam esta criação. Explicações básicas sobre o consumo da maconha, o Deus negro, a Terra Prometida dos rastas e a adoração ao Imperador Etíope Hailé Selassié.

Tudo isso ilustrado sonoramente pelas belíssimas canções do reggae e por trechos do Antigo Testamento, de onde os rastas tiram boa parte das palavras de sua música singular e completamente espiritual. Para quase todas as músicas foi feita uma pesquisa sobre as passagens bíblicas utilizadas para que entendamos a maneira como os rastas compreendem e cantam as palavras sagradas.

Um programa para curiosos, estudiosos e apreciadores de música.

Seleção Musical do Programa #9 em : www.adensantos.blogspot.com

Curtiu o conteúdo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no LinkedIn
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp

Deixe o seu comentário!